Portal da Cidade Igrejinha

EM DEFESA DO SUS

Taquara realiza a décima edição da Conferência Municipal de Saúde

A comunidade taquarense pôde participar de forma virtual e presencial na última quarta-feira (1).

Publicado em 06/03/2023 às 13:55

Representantes do Conselho Municipal de Saúde, do Curso de Enfermagem da FACCAT, da Secretaria de Saúde e do Hospital Bom Jesus de Taquara na condução do seminário. (Foto: Igor dos Santos / PMT)

Foi realizada, na última quarta-feira (1), a décima edição da Conferência Municipal de Saúde, que foi organizada pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde. O evento ocorreu em dois turnos com o formato virtual pela manhã, e presencial durante a tarde no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar. “Este evento é muito importante para ouvir os profissionais da área e a comunidade sobre o que deve ser mantido e o que deve ser alterado nos serviços de saúde para atendermos a população de forma satisfatória”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

A discussão foi aberta oficialmente pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Levi Metanoya, que avaliou como essencial a realização do debate, a fim de realizar um diagnóstico completo dos serviços de saúde em Taquara. “Todos utilizamos o SUS em algum momento da nossa vida. Se um milionário estiver no município e sofrer um acidente de trânsito, por exemplo, provavelmente será levado pela SAMU ao nosso hospital, que é 100% SUS. Independente da classe social, o SUS é essencial para a vida de todos nós”, frisou o presidente do conselho.

O secretário municipal de Saúde, Dodô Mello, também se manifestou durante a abertura do evento, contando a sua experiência como paciente do SUS, quando teve a sua vida salva de forma gratuita. “Eu já era um defensor do Sistema Único de Saúde, pois fui coordenador de UBS e sei o quanto é importante, mas a experiência recente que tive de passar por cirurgias e tanto tempo internado de forma gratuita, tornaram a defesa do SUS o propósito de minha vida. Agradeço a todos pela confiança e, principalmente, à prefeita Sirlei por esta grande oportunidade de estar aqui como secretário responsável pela saúde de Taquara”, salientou o secretário.

Temas debatidos

A apresentação foi dividida entre os assuntos “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser o outro dia para todas as pessoas”, que foram explanados por três palestrantes. Também participaram representantes do Hospital Bom Jesus de Taquara e do curso de Enfermagem da FACCAT, inclusive com espaços de fala durante o seminário, onde houve a eleição dos delegados responsáveis por representar o município na conferência estadual.

Fonte:

Deixe seu comentário