Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele reúne profissionais em Parobé

Aconteceu no dia 06/12 na Sociedade Cultural e Recreativa Parobé o III Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele do Hospital São Francisco de Assis - HSFA.

Publicado em 11/12/2018 às 05:10

(Foto: Divulgação/HSFA)

O evento foi uma promoção do Centro Especializado em Lesões de Pele - CELP e do Time Pele Íntegra, equipe integrante do projeto Times de Qualidade, iniciativa que visa incentivar o envolvimento dos colaboradores em ações para qualificar o hospital de uma forma ativa e unida, com o objetivo de melhoria e padronização de processos com vistas à redução de custos e satisfação total dos clientes internos e externos. 

O evento contou com a participação de  mais de 100 profissionais de saúde e acadêmicos que durante todo o dia aprenderam e tiraram dúvidas com profissionais renomados sobre temas relacionados ao diagnóstico e tratamento de lesões de pele, como avaliação de feridas na prática diária, prevenção e controle de infecção em feridas, manejo da dor nas lesões, aspectos éticos e jurídicos nas lesões por pressão, escala de Braden, feridas nas pernas, assistência humanizada a pacientes amputados, aspectos psicológicos da amputação, cuidado nutricional, reabilitação na unidade de internação, risco de queda, fisioterapia na reabilitação e reintegração social, manejo adequado em lesões oncológicas e uso da oxigenoterapia hiperbárica.

A grande novidade do III Simpósio de Tratamento de Lesões de Pele do HSFA, foi  a submissão de trabalhos científicos. Foram 12 inscritos com temas livres. Após avaliação da comissão, formada profissionais do HSFA integrantes do Time Pele Íntegra e das Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, o trabalho escolhido foi 'Acompanhamento domiciliar de um paciente com lesão traumática pela equipe do Melhor em Casa', de autoria de Maria Lucia Lampert, Fernanda Berny, Camile Favretto, Luciane Santos da Rosa e Ivanor Thomas. Os demais trabalhos participantes tiveram seus trabalhos expostos em forma de pôster. Após avaliação foi escolhido o relato de experiência ‘O enfermeiro como educador de saúde em uma escola no vale do Paranhana’, de Elisa Adriana Santos, como o melhor na categoria.

As inscrições arrecadaram mais de 90 sabonetes líquidos, que serão utilizados em pacientes internados no HSFA.

O simpósio teve o apoio das Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, Corem RS, Banho Fácil, Mölnlycke, Gráfica Gaúcha, Gênifa Confecções, Ecoland, Saavedra, Águas Mil, Farmácia Clínica, Apsen, Modulus Equipamentos Médicos, Instituto de Oxigenoterapia Hiperbárica do Brasil, Fufamed, Natura, Rede Seis Farmácia e Manipulação, Unipacs e Moriá Editora.

Fonte:

Deixe seu comentário