Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Sem exageros, amendoim pode ser aliado da boa forma

Consumo do alimento auxilia ainda na prevenção de doenças do sistema nervoso e do câncer

Publicado em 03/05/2018 às 23:14

(Foto: Pixabay )

Com uma composição nutricional que traz benefícios à saúde, o amendoim, consumido em quantidade moderada, é fonte de fibras e um verdadeiro aliado da boa forma.

Rico em gorduras boas, como o Ômega 3, a leguminosa ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas, além de auxiliar o funcionamento regular do intestino. Porém, sem exageros: uma porção de 100 g de amendoim tem cerca de 560 calorias.

A nutricionista e consultora em alimentos Cyntia Maureen destaca que o popular alimento é composto por vitaminas, especialmente E e aquelas do complexo B, e minerais. Por conter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato – essa leguminosa contribui para uma refeição completa. “Ele ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz com que a fome demore mais a aparecer”, pontua a nutricionista.

A delícia ainda entra na prevenção de doenças. Devido à presença de substâncias como fitoesteroides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, o amendoim ajuda na prevenção do câncer de cólon. “O consumo regular de vitamina B3 pode ainda ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade.” 

Fonte:

Deixe seu comentário