Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Secretaria de Saúde adquire novo ecógrafo favorecendo os atendimentos do SUS

Desde a semana passada, a comunidade taquarense conta com um novo recurso para o atendimento de ecografias.

Publicado em 10/04/2019 às 05:50
Atualizado em

Dr Tiago em atendimento à paciente Débora Regina (Foto: Magda Rabie)

Desde a semana passada, a comunidade taquarense conta com um novo recurso para o atendimento de ecografias. A fim de diminuir as filas e oferecer uma melhor assistência aos usuários, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Paulo Pimenta, adquiriu um ecógrafo no valor de R$ 82.300,00. O ecógrafo é um dos equipamentos previstos na emenda de R$ 250.000,00, recebida para Aquisição de equipamento e material permanente para a Unidade de Atenção Especializada em Saúde. Além do ecógrafo, desta emenda foram adquiridos um aparelho de Raio X – que foi cedido ao hospital, um computador, um bisturi elétrico e um biombo.

Segundo o secretário da pasta, Vanderlei Vili Petry, a aquisição do ecógrafo é um grande avanço para a população, já que é o primeiro conquistado pelo Município. “A Secretaria de Saúde nunca teve um ecógrafo próprio, todos os atendimentos sempre foram realizados através de prestadores de serviços como o Hospital Bom Jesus e a Radioclin, mas nos últimos meses, com a diminuição destes atendimentos no Hospital, a fila de espera aumentou muito, havendo uma grande preocupação da Administração Municipal”, observa o secretário.

Segundo ele, neste primeiro momento, na Unidade Básica de Saúde Darcy Ribeiro – Posto 24 horas, junto à Secretaria de Saúde, são feitas as ecografias abdominais e urinárias, sendo as ginecoobstétricas realizadas no hospital e as de outras complexidades na Radioclin. “Acreditamos que, com mais este serviço disponibilizado pela saúde pública, vamos conseguir atender a demanda e disponibilizar um atendimento mais eficaz, com maior agilidade aos nossos pacientes”, comemora Petry.

Responsável pela operação do ecógrafo, o médico doutor Thiago Dal Bosco, atende nas quartas e sexta-feiras, com auxílio da técnica em Enfermagem, Bruna Maciel. “Com o atendimento desta demanda estamos tentando diminuir a lista de espera”, ressalta Dal Bosco, destacando que todos os pacientes já saem com o laudo para seguirem o tratamento.

O médico lembra que esse serviço praticamente não gera custos ao município, visto, que o aparelho veio por emenda parlamentar e os funcionários tiveram seus horários realocados. “Estamos analisando como será o andamento dos atendimentos a fim de poder ampliar os exames. O benefício maior, certamente, é direcionado à população, já que conseguimos atender um maior número de pacientes, porém, ao Município, mesmo não havendo possibilidade de cobrar esses exames do SUS, entendemos e ressaltamos a importância de atender a população e reduzir a espera existente por esses exames”, considera Dal Bosco.

Débora Regina, 39 anos, é moradora de Fazenda Fialho, interior do Município e foi uma das pacientes atendidas com o ecógrafo no Posto 24 Horas. “Este serviço vai ajudar a comunidade, pois muitos atendimentos já podem ser feitos diretamente aqui no posto e com maior agilidade”, mencionou Débora.

Para o enfermeiro técnico responsável pela Secretaria de Saúde, Jorge Amaral, a aquisição deste novo aparelho auxiliará muito na prestação do serviço a quem precisa. “Esperamos sanar esta demanda reprimida e atender com mais exatidão a nossa comunidade, primando sempre pelo bem do nosso paciente”, menciona Amaral.

Fonte:

Deixe seu comentário