Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

RS tem primeiro caso confirmado de febre amarela

Paciente esteve em Minas Gerais e não fez vacina

Publicado em 22/02/2018 às 02:29
Atualizado em

No Rio Grande do Sul são ao menos 15 casos em investigação (Foto: RODRIGO NUNES/MS/DIVULGAÇÃO/JC )

O Rio Grande do Sul teve o primeiro caso confirmado de febre amarela nesta quarta-feira (21). A informação foi divulgada pelo twitter do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. De acordo com a publicação, o paciente, que não teve a identidade divulgada, esteve em Minas Gerais e não fez a vacina. O secretário não deu mais detalhes sobre o caso e disse que mais informações serão repassadas amanhã (22).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado ainda não havia tido nenhum caso da doença em 2018. No total já foram confirmados 545 casos no País, entre julho de 2017 e fevereiro deste ano.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas da febre amarela são inespecíficos, como febre, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Após esse período inicial, geralmente ocorre declínio da temperatura e diminuição dos sintomas, provocando uma sensação de melhora no paciente. Em poucas horas – no máximo, um ou dois dias - reaparece a febre, a diarreia e os vômitos têm aspecto de borra de café.

Fonte:

Deixe seu comentário