Portal da Cidade Igrejinha

COMBATE AO MOSQUITO

Novo equipamento de combate à dengue começa a ser usado em Gramado

O equipamento vai acelerar as atividades de aplicação de inseticidas em áreas de transmissão da dengue.

Publicado em 20/01/2023 às 16:55
Atualizado em

Mini gerador aerosol facilita o trabalho de combate ao mosquito. (Foto: Divulgação / Ascom / PMG)

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde começou a usar nesta sexta-feira (20) um novo equipamento de combate ao mosquito da dengue, trata-se de um mini gerador aerosol que foi adquirido pela Vigilância Ambiental para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O equipamento vai acelerar as atividades de aplicação de inseticidas em áreas de transmissão da dengue.

“O uso do gerador é uma facilidade, já que Gramado tem muitos morros e o outro equipamento que utilizamos precisa ser carregado nas costas. Com o novo pulverizador este trabalho fica mais fácil porque é só montar sobre o carro e sair para fazer a pulverização”, ressaltou José Mario, coordenador da Vigilância Ambiental.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, 139 casos da doença foram registrados desde janeiro de 2022. Portanto, é preciso que haja também a colaboração da comunidade gramadense no combate a proliferação do mosquito.

Um dos problemas mais registrados pela fiscalização é a falta de cloro nas cisternas de captação de água e nas piscinas. “As pessoas têm que se conscientizar que tem que botar os flutuadores com cloro nas piscinas para que não se proliferem as larvas, além de todas as outras medidas para não deixar a água parada, e tenhamos uma diminuição no número de casos”, ressalta o coordenador.

Fonte:

Deixe seu comentário