Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Iniciativa facilita atendimento de crianças que necessitam de exames

Com a iniciativa e com a humanização no atendimento, as crianças puderam aprender que um exame não é um momento negativo, mas de superação.

Publicado em 19/03/2019 às 06:25

(Foto: Divulgação/HSFA)

(Foto: Divulgação/HSFA)

(Foto: Divulgação/HSFA)

Uma iniciativa das funcionárias do Centro de Diagnóstico por Imagem - CDI tem motivado e tranquilizado as crianças que precisam fazer exames no Hospital São Francisco de Assis - HSFA, de Parobé.

Qualquer procedimento hospitalar é para as crianças algo assustador e desafiador. Por isso o CDI passou a entregar certificados de coragem àquelas que passam por procedimentos no local. A intenção é que os pequenos possam se sentir motivados a enfrentar situações que, apesar de delicadas e longe do contexto em que estão acostumados, são necessárias. Com a iniciativa e com a humanização no atendimento, as crianças puderam aprender que um exame não é um momento negativo, mas de superação.

A Tomografia Computadorizada é um método diagnóstico que utiliza raios-X para formar várias imagens seccionais (fatias) do nosso corpo e é solicitada para auxiliar na identificação de doenças que outros métodos não são capazes de diagnosticar.

Para o sucesso do exame é necessário que o paciente permaneça imóvel, o que em alguns casos é impossível, como crianças pequenas ou agitadas, pessoas com deficiência ou com transtornos como claustrofobia e síndrome de pânico. Nesses casos o médico solicita que o exame seja feito com sedação. O HSFA é um dos poucos hospitais que realiza tomografia com sedação SUS. O exame é  oferecido para os municípios da 1ª e 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 2 milhões de habitantes. Em 2018 foram realizados quase 50 mil exames de imagem.

Fonte:

Deixe seu comentário