Portal da Cidade Igrejinha

MAIOR TRANQUILIDADE

Hospital de Taquara receberá mais seis leitos de UTI Covid na segunda-feira (1º)

Em uma semana, incremento na terapia intensiva foi de 160% na casa de saúde taquarense.

Publicado em 26/02/2021 às 08:10

(Foto: Cris Vargas / PMT)

O Hospital Bom Jesus (HBJ) habilitará, até a próxima segunda-feira (1º), mais seis leitos de UTI para internação Covid-19. Na quarta-feira (24), os dez leitos de terapia intensiva normais já haviam sido transformados em unidades exclusivas para pacientes com a doença. Com isso, o incremento é de 160% neste tipo de serviço na casa de saúde taquarense em menos de uma semana.

O anúncio ocorreu na tarde da quinta (25), em uma live com a presença da prefeita Sirlei Silveira, da secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, e do diretor da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), Dirceu Dal'Molin, entidade gestora do HBJ. “Os leitos já estão sendo montados e aguardamos, até a segunda-feira, o envio de monitores e respiradores pelo Estado”, comentou Dal'Molin. Na quarta-feira, três respiradores para utilização na emergência já haviam sido recebidos.

Os 14 leitos novos da enfermaria e mais seis de retaguarda do HBJ foram habilitados para serem clínicos para Covid. “Só será feita cirurgia de urgência, inclusive as oncológicas”, destacou Dal'Molin. “Estamos em uma operação de guerra”, alertou, lembrando que a organização será em parceria com o município para atender a comunidade. “O hospital está bem estruturado para receber estes pacientes, especialmente com aparelhagem e equipe técnica”, garantiu.

A prefeita Sirlei Silveira destacou que este aporte dá maior tranquilidade de que os pacientes que necessitam de atendimento na terapia intensiva terão leito disponível, mas pede a colaboração de todos neste momento. “Não adianta aumentarmos o número de leitos e as pessoas seguirem se aglomerando e se contaminando. Precisamos que todos façam a sua parte. Estamos fiscalizando e cobrando quem descumpre as medidas sanitárias, mas esta luta é de todos”, reforçou.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, reforça a necessidade de a população fazer a sua parte com os cuidados para evitar aglomerações e contaminação. Esse incremento de leitos amplia a capacidade de oferta de serviços de UTI para Taquara e região. “O momento é de alerta máximo no sistema hospitalar de saúde e para isso todos precisam fazer sua parte para vencermos esse inimigo invisível e perigoso”, reforçou.

Fonte:

Deixe seu comentário