Portal da Cidade Igrejinha

Estado começa distribuição de equipamentos para redução da mortalidade materna

Publicado em 20/11/2017 às 21:23

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta terça-feira (21) a distribuição para hospitais dos kits de trajes antichoque não-pneumáticos, equipamento utilizados em casos de hemorragias pós-parto. O uso do traje garante a continuidade do fluxo sanguíneo em órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmão, a partir de compressão em membros inferiores do corpo e da pelve. A entrega para os primeiros dos 84 hospitais que receberão o equipamento aconteceu durante na abertura do Seminário Macrorregional Sul do Projeto Apice On,, com a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. O evento, que está sendo realizado no Hotel Embaixador em Porto Alegre, propõe a qualificação da atenção obstétrica neonatal em hospitais de ensino, universitários e que atuam como unidade auxiliar de ensino no Âmbito da Rede Cegonha.

A iniciativa preconiza a realização de ações de qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. Na mesa de abertura do evento, João Gabbardo dos Reis, reiterou que a qualificação do parto é um dos temas prioritários da pasta. “Estamos estimulando que esses procedimentos passem, cada vez mais, a serem realizados em hospitais que reúnam as condições de segurança para a mãe e para o bebê”, disse.

Os trajes antichoque não-pneumáticos (TAN) são empregado em situações de hemorragia até o tratamento definitivo, principalmente quando a mulher precisa ser transferida. O kit faz parte da tecnologia do projeto Zero Morte Materna por Hemorragia do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Fonte:

Deixe seu comentário