Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Entenda por que pessoas felizes têm mais saúde

Corpo libera serotonina e endorfinas quando coisas boas são realizadas

Publicado em 28/02/2018 às 02:33

Felicidade é diferente de alegria (Foto: Pixabay)

A felicidade é um sentimento mais profundo do que a alegria. É um estado em que os pensamentos e sentimentos estão imbuídos de otimismo, alegria, serenidade, gratição, esperança e fé. Diante disso, afirma o autor do livro Afinal por que sofremos?, Luis Henrique Beust, está comprovado que uma pessoa feliz tem mais saúde. Ele salienta que quando as pessoas praticam a gentileza, uma caridade ou um favor, o corpo libera hormônios da felicidade, como serotonina e endorfinas.

Por outro lado, quando é feito o mal, o corpo nos castiga com adrenalina e cortisol, hormônios do estresse. Estudos mostraram que pessoas otimistas são mais felizes, têm mais sucesso e desfrutam de melhor saúde do que os pessimistas.

Além disso, uma pesquisa de 2003 com 38 mil homens e mulheres (Pew Global Attitude Project) apontou que as mulheres em geral são mais felizes do que os homens. Isso porque elas tendem a dar mais importâncias para coisas de natureza pessoal e doméstica (como as relações humanas), enquanto os homens focam mais o sucesso financeiro e profissional.

Saiba mais

A felicidade - Basicamente é um estado em que os pensamentos e os sentimentos da pessoa estão imbuídos de otimismo, alegria, serenidade, gratidão, esperança e fé. A felicidade pode existir em qualquer circunstância, quer quando estamos alegres, quer quando estamos tristes. A felicidade é um sentimento mais profundo do que a alegria. A alegria depende muito das circunstâncias, mas a felicidade não.

Como ser feliz - A felicidade humana depende de comportamento espiritual. Amor, bondade, generosidade, perdão, perseverança, otimismo, humildade, desprendimento são, entre muitas outras virtudes, essenciais para a felicidade. Ela depende de o coração e a mente estarem voltados para o aprendizado e a prática das virtudes espirituais.

Influência nas relações - Uma pessoa feliz é naturalmente mais agradável, paciente, sábia, gentil, amorosa, perdoadora e perseverante. É natural, assim, que seja muito mais positivo conviver com alguém feliz do que com alguém infeliz. Porém, temos sempre que nos dar conta de que a felicidade não cai do céu por acaso. Uma pessoa feliz precisa fazer algo para ser feliz. A diferença entre ela e alguém infeliz é que ela trabalhou direitinho na construção da felicidade.

Como alcançá-la - A felicidade exige trabalho. Uma pintura exige um pintor; uma escultura um escultor; uma saborosa refeição um cozinheiro; uma criança educada bons pais e bons professores. Todo bom resultado depende do empenho de um trabalhador competente. Com a felicidade dá-se o mesmo: a felicidade é o resultado de um trabalho consciente e perseverante de imbuir a vida de valores espirituais.

Duração - A alegria é que tem a tendência de ser breve. Ela dura o tempo de uma piada, ou de um momento de desfrute em boa companhia, ou em comunhão com a Natureza. A felicidade, uma vez encontrada, não desaparece. Quando uma pessoa aprende a ser feliz, nunca mais deixa de sê-lo, independente das circunstâncias.

Atualidade - O maior inimigo da felicidade é o egoísmo, sem dúvida alguma. Quando os apóstolos discutiam entre si quem era o maior no Reino de Deus, Jesus simplesmente lhes disse: “O maior no Reino é o servo dos demais. Quem quiser se fazer grande que se faça um servo” (Mateus 20:20-25). Há uma Lei espiritual que exige dos homens serem abnegados, empáticos, altruístas. Sem isso não podem ser felizes. Pesquisas sobre o tema demonstram que pessoas que se dedicam ao bem do próximo, como em trabalhos voluntários, assistenciais e de capacitação são mais felizes.

Fonte:

Deixe seu comentário