Portal da Cidade Igrejinha

LANÇAMENTO

Civida, o aplicativo da solidariedade será lançado em abril

O aplicativo será uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS), que se mostra ineficiente no atendimento a determinadas demandas.

Publicado em 18/03/2019 às 21:00

Parte da equipe do Civida entregando a cadeira de banho, no interior de Caraá. (Foto: Civida/Divulgação)

Parte da equipe do Civida entregando a cadeira de banho, no interior de Caraá. (Foto: Civida/Divulgação)

Civida, o aplicativo da solidariedade

Não importa a distância. Pode ser perto ou longe, mas onde houver necessidade, o projeto Civida estará presente. O novo aplicativo, que será lançado no começo de abril, será a oportunidade de ampliar a solidariedade além-fronteiras. O APP, idealizado pelo taquarense Lucas Humberto Reinhardt, visa ajudar o próximo com o empréstimo de equipamentos de saúde. Mas mesmo antes de entrar em funcionamento virtual, ações de apoio já foram realizadas e os beneficiados foram moradores de Caraá, Canoas e Taquara. “O aplicativo vai conectar as pessoas que precisam de equipamentos de saúde com as pessoas que têm estes equipamentos em casa e que não sabem o que fazer com eles.  Então, a ideia é fazer com que esses equipamentos sejam absorvidos no sistema e de certa forma sejam doados ou emprestados para a população”, explica o idealizador da proposta. A iniciativa conta com a parceria do Instituto 3M, Alfabetização Solidária (AlfaSol), Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela/RS).

Cadeira de banho

Aos 95 anos, o agricultor aposentado Leonel Postichil já não tem a mobilidade que possuía anos atrás. Da mesma forma, sua esposa Rosalina Postichil, de 93 anos, também necessita da ajuda dos filhos e netos para se locomover. Moradores da localidade de Sertão do Rio dos Sinos, interior de Caraá, o casal de idosos foi um dos beneficiados com o projeto Civida, no começo de março, com uma cadeira de banho. “Conheci o projeto através da divulgação de um jornal da região. Então, entrei em contato e expliquei a situação”, lembra a neta do casal, Luciana Postichil, que fez a primeira comunicação com a equipe do Civida.

O dia da entrega foi marcado com muita emoção. Nem mesmo a forte chuva e os longos quilômetros de chão batido fizeram com que o objetivo não fosse cumprido. O projeto Civida chegou onde mesmo nem o sinal de Internet e de telefone móvel não alcança. “Estamos muitos felizes. Vai ajudar muito. Nossos pais são pesados e com a cadeira de banho vai facilitar muito o nosso trabalho”, explica o filho do casal, Ancelmo Postichil, 67 anos, que junto com a irmã, Selma Postichil,69 anos, amparam seus pais.

Empréstimo de tipoia

Quem também recebeu o projeto Civida em casa, no começo de março, foi o senhor Célio Luiz Schmidt, 60 anos, morador de Taquara. O idoso escorregou e caiu em um supermercado. O resultado foi o pulso esquerdo quebrado. Ele recebeu uma tipoia, que está ajudando no processo de recuperação.

A primeira cadeira de rodas

Já no começo de fevereiro, a primeira pessoa a receber uma doação do projeto Civida foi dona Therezinha Oliveira de Vargas, de 82 anos, moradora de São Leopoldo. Com sua mobilidade reduzida devido aos problemas pulmonares e pelo fator idade, a rotina de dona Therezinha estava sem qualidade de vida. Após um mês da entrega da cadeira de rodas, a rotina da dona Therezinha e de seus familiares foi alterada para melhor. “Ela está mais feliz. Está conseguindo ser um pouco mais independente. A família também está muito contente com o resultado”, conta Lucas Humberto Reinhardt.

O CIVIDA

A equipe é formada pelo líder e idealizador, Lucas Humberto Reinhardt; pelo líder técnico e orientador, Fernando Lunardelli; pelos bolsistas da Faccat, Jean Carlos Fragata, Alex Quinteiro e Stefani Falcão; pelo programador front-end Yuri Santos. O grupo está concluindo os testes finais do projeto. O time ainda é composto pela jornalista Claucia Ferreira da Silva. A previsão é que em meados de abril o aplicativo já possa estar no ar.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto 3M, Alfabetização Solidária (AlfaSol), Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (Arela/RS)

O aplicativo será uma alternativa ao Sistema Único de Saúde (SUS), que se mostra ineficiente no atendimento dessas demandas. Por meio do App, usuários serão conectados: quem precisa de ajuda e quem pode ajudar, emprestando ou doando equipamentos. Usuários combinam como o equipamento será entregue e o sistema ajuda a gerenciar a operação.

Mais informações do Civida estão disponíveis em www.civida.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário