Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Agentes Comunitários de Saúde recebem orientações sobre doenças em Taquara

No encontro, realizado no mês mundial de combate ao câncer de próstata, também foram passadas orientações sobre as doenças que afetam os homens.

Publicado em 27/11/2018 às 04:06

Dr. Leonardo Signori (com microfone) fala sobre os sintomas da tuberculose (Foto: Cleusa Silva/PMT)

Dr. Newton da Rosa alerta sobre as doenças masculinas (Foto: Cleusa Silva/PMT)

A tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, foi um dos temas tratados durante a capacitação mensal oferecida aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Taquara, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e ocorrida no último dia 21. No encontro, realizado no mês mundial de combate ao câncer de próstata, também foram passadas orientações sobre as doenças que afetam os homens, e que agora serão repassadas a comunidade pelos agentes de saúde do município.

Durante a palestra, o médico pneumologista, integrante da equipe da Secretaria de Saúde de Taquara, Leonardo Gilberto Haas Signori, alertou os Agentes Comunitários de Saúde para que observem possíveis sintomas da tuberculose, como por exemplo a tosse na forma seca ou produtiva.

”A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, que pode ser transmitida ao falar, espirrar e, principalmente, tossir. Entre seus sintomas estão também a febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga”, informou o pneumologista.

Na mesma ocasião, ocorreu a apresentação do novo responsável técnico da Secretaria de Saúde perante o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), o médico emergencista Thiago José Dal Bosco, que também é o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taquara.

“Sabemos que alguns agentes de saúde ainda enfrentam certa resistência da comunidade quando realizam suas visitas costumeiras, mas vocês precisam demonstrar preocupação e atender cada pessoa como se fosse da sua família. Se cada um de vocês não sentar, não olhar para o rosto da pessoa, vocês não saberão qual é o problema dela. E se as pessoas não forem ouvidas elas não serão atendidas”, destacou doutor Thiago.

Aproveitando a programação do Novembro Azul, que a Secretaria de Saúde está realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde, o médico regulador da Secretaria de Saúde, Newton Ribeiro da Rosa, falou sobre as várias doenças que podem atingir pacientes do sexo masculino e da dificuldade que os homens têm de procurar os cuidados médicos, até mesmo em casos mais avançados de determinadas doenças.

“Essas visitas costumeiras que vocês realizam [Agentes Comunitários de Saúde] são muito importantes na descoberta de doenças masculinas, como câncer de próstata, disfunção erétil, problemas cardiovasculares, entre outras. São vocês que, ao conversar com os pacientes ou alguém da família, identificarão os sintomas e poderão fazer o encaminhamento para o especialista correto”, orientou doutor Newton.

Também participaram da capacitação dos Agentes Comunitário de Saúde de Taquara, a diretora de Saúde, Solange Vargas, e o enfermeiro técnico responsável pela secretaria, Jorge Amaral.

Fonte:

Deixe seu comentário