Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

TechParty FACCAT ampliando conceitos do mundo tecnológico

Foram três noites de muitos cases de sucesso, de troca de informações e de grande aprendizado.

Publicado em 26/04/2019 às 03:10
Atualizado em

(Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

(Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

(Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

(Foto: Claucia Ferreira/FACCAT)

A Semana TechParty FACCAT mobilizou centenas de acadêmicos e de profissionais da região e do Brasil, que atuam na área de tecnologia. Foram três noites de muito cases de sucesso, de troca de informações e de grande aprendizado. A Semana TechParty FACCAT começou na noite de terça-feira e seguiu até quinta-feira, dia 25 de abril, com palestras, no auditório 3 do Centro de Eventos das Faculdades Integrantes de Taquara (FACCAT). Já na noite de sexta-feira, 26,  a integração ficou por conta do Churras Burger, no Centro Recreativo e de Integração Garajão (CRIG FACCAT). Durante a semana subiram ao palco os painelistas Paula Severo, criadora do projeto Phoenix; Juliano Valentini, da empresa Flybyte; Paulo Ricardo Silva, da Rede Host; Aléxia Pereira, Alina Silva de Melo, Manu Nascimento, Cássio Farias Machado e Diandra Rocha, da empresa CWI Software, além de outros convidados especiais. A realização foi dos cursos de TI da FACCAT.

Confiabilidade e qualidade no produto

Entre as palestras, a fomentadora da Qualidade de Software, da empresa CWI, Alina de Mello, apresentou a temática Qualidade de Software: Ágil X Waterfall. Como escolher? Durante seu relato, a analista de sistemas observou que toda empresa deve investir pesadamente na qualidade do software porque a qualidade traz conhecimento e prestígio. “Se a empresa tem uma boa reputação, consegue vender o produto melhor. Se tenho uma boa confiabilidade, eu consigo vender o meu produto melhor. Tudo é uma cadeia”, enfatiza Alina, que ainda questiona. “E como a gente conquista esta qualidade? Fazendo certo da primeira vez, o que é extremamente difícil. É preciso distribuir as responsabilidades dentro da equipe. Quanto todo mundo se sentir responsável por aquele produto, temos grandes chances de dar tudo certo, porque ninguém quer ser responsável por algo ruim”, ensina.  

Chatbot, o que é isso?

Cássio Farias Machado e Diandra Rocha, dois dos desenvolvedores por trás do chatbot do Programa Crescer CWI, apresentaram a temática Aplicação de um chatbot utilizando o Watson Assistant. Eles explanaram sobre a experiência adquirida ao automatizar tarefas utilizando recursos de processamento de linguagem natural com a Plataforma Watson, da IBM, para o desenvolvimento de um assistente inteligente para auxiliar os candidatos no acompanhamento da sua evolução dentro do processo seletivo do programa. “ Chatbot são programas computacionais que visam conduzir uma conversa entre o usuário para a realização de uma tarefa. Geralmente os chatbot utilizam PLN (processamento de linguagem natural), é uma técnica inteligência artificial que visa entender a linguagem natural, que é a forma como nós conversamos”, explica Machado.


Fonte:

Deixe seu comentário