Portal da Cidade Igrejinha

CIVISMO

Taquara inicia programação da Semana da Pátria com a Corrida do Fogo Simbólico

No dia 7 de setembro haverá Desfile Cívico na Rua Júlio de Castilhos.

Publicado em 01/09/2022 às 16:35

Prefeita Sirlei acendeu a chama do Fogo Simbólico na Praça Marechal Deodoro. (Foto: Cris Vargas / PMT)

Presidente da Câmara, Jorginho, prefeita e secretária de Educação, Carla Silveira, durante o hasteamento. (Foto: Cris Vargas / PMT)

Alunos da Escola Especial Lucas Sauer participaram da Corrida do Fogo Simbólico. (Foto: Cris Vargas / PMT)

A programação da Semana da Pátria foi oficialmente aberta na manhã desta quinta-feira (1º) com a Corrida do Fogo Simbólico com a participação de alunos da Escola Especial Lucas Sauer e acendimento da chama na Praça Marechal Deodoro pela prefeita Sirlei Silveira. Diariamente, haverá hora cívica com entidades e órgãos públicos realizando o hasteamento e arriamento da bandeira.

A prefeita recebeu a centelha das mãos da presidente do Rotary Club Inclusão Taquara, Kátia Turmina, que participou da corrida juntamente com a Diretoria de Esportes. “É o momento para refletirmos sobre o papel de cada um de nós com a nação brasileira. Que o civismo faça parte das nossas atitudes diariamente como cidadãos deste País lindo por natureza e de um povo forte e batalhador. São 200 anos de Independência e que sejam honrados como merecem”, reforçou Sirlei.

O evento contou com a participação de alunos das escolas Vovô Benjamim, Alípio Sperb, Getúlio Vargas, Breno Ritter, Tristão Monteiro, Tia Bete, Felipe Marx e Escola Cívico-Militar, além de apresentação da banda marcial da Escola Rosa Elsa Mertins. Também estiveram presentes vereadores e secretários municipais, além da comunidade.

Horas cívicas

Em 2022, o tema nacional e estadual da Semana da Pátria é “A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”. O tema municipal das atividades é “Nossa gente, nossa história, nossa memória”. Até o dia 7, a Praça Marechal Deodoro receberá a hora cívica, com o hasteamento da bandeira às 8h30 e o arriamento às 17h, reunindo escolas, secretarias municipais, entidades e empresas.

No interior, a hora cívica será realizada nesta sexta-feira (2) na Secretaria Distrital do Distrito de Padilha, às 8h30 e às 17h. Na próxima segunda-feira (5), as comemorações serão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho, no Distrito de Pega Fogo, também nos horários das 8h30 e 17h.

Desfile Cívico

A Semana da Pátria se encerra no dia 7 de setembro, data em que marca a volta da realização do Desfile Cívico no Município após três anos sem ocorrer em razão da pandemia. A partir das 8h30, 47 escolas de Taquara farão o desfile, além de diversas entidades do Município. A celebração será na Rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade. Às 17h, o Fogo Simbólico será extinto, dando encerramento às comemorações.

Programação completa da Semana da Pátria

1°/09 – 8h30 – Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria na Praça Marechal Deodoro, dando início às comemorações da Semana da Pátria;

De 1º a 07/09 – 8h30 e 17h – Hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o hasteamento e arriamento da bandeira;

02/09 – 8h30 e 17h – Hora cívica na Secretaria Distrital de Padilha, com o hasteamento e arriamento da bandeira;

05/09 – 8h30 e 17h – Hora cívica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Vicente Neves Filho, em Pega Fogo, com o hasteamento e arriamento da bandeira;

07/09 – 8h30 – Desfile cívico na Rua Júlio de Castilhos, com a participação de escolas e entidades;

07/09 – 17h – Hora cívica na Praça Marechal Deodoro, com o arriamento da bandeira e extinção do Fogo Simbólico da Pátria.

Fonte:

Deixe seu comentário