Portal da Cidade Igrejinha

TRAUMATO ORTOPEDIA

Serviços de traumatologia e ortopedia serão ampliados na região do Paranhana

Com a articulação do deputado Joel Wilhelm, o HSFA de Parobé passará a atender urgência e emergência de média e alta complexidade para diversos municípios.

Publicado em 10/03/2023 às 14:35
Atualizado em

(Foto: Paulo Ledur / ALRS)

(Foto: Paulo Ledur / ALRS)

O Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, passará a atender urgência e emergência de média complexidade da região 6 de saúde, que inclui as cidades de Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas,  além dos casos de alta complexidade eletivos para diversos municípios, conforme plano operativo do Estado para a instituição.

O assunto foi abordado em reunião do deputado estadual Joel Wilhelm com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, na manhã dessa sexta-feira (10), na Secretaria Estadual da Saúde, em Porto Alegre. Até então, Canoas era o município de referência para esse tipo de serviço. Agora, os moradores da região não vão mais precisar se deslocar até lá. “Além de atender mais cidadãos, o paciente e familiares não vão precisar andar por mais de 50km. É conforto, segurança e economia”, comemora o deputado Joel.

A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de saúde dos municípios da região e a direção do hospital de Parobé. A proposta foi muito bem recebida por todos. “A traumatologia é um problema histórico e complexo, mas que agora estamos começando a solucionar. São mais de 2 mil pacientes de diversas cidades da região aguardando por atendimento”, destacou Joel. Segundo ele, a articulação com a Secretaria de Saúde e a disposição ao diálogo da secretária Arita permitiu construir e tratar das demandas para melhorar a vida da população. “A secretária Arita esteve sempre de portas abertas para entender e receber as nossas demandas da região”, completou o deputado.

Arita Bergmann destacou que houve uma grande articulação e soma de esforços para qualificar os serviços, que vão ajudar a reduzir as filas de atendimento. “Estamos transformando sonhos em realidade, em conquistas que beneficiam mais pessoas. O deputado Joel é impulsionador. Ele está junto para buscar soluções e conhece a realidade”. Os serviços deverão entrar em operação em breve, e logo mais informações serão detalhadas à população.

Estiveram presentes também na reunião desta sexta-feira (10): secretário municipal de saúde de Igrejinha, Vinicio Jair Wallauer; secretária municipal de saúde de Três Coroas, Letieri Gonçalves Lessa; secretário municipal de saúde de Taquara, Douglas Rodrigo Marques de Mello; diretora municipal de regulação de São Francisco de Paula, Marisa Nunes Lima; secretário municipal de saúde de Rolante, José Ricardo Gonçalves; secretário municipal de Riozinho, Ramão Roberto Corso; secretária municipal de saúde de Parobé, Ana Elisa de Lima; diretor do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), João Schmitt, diretora técnica do HSFA, Caroline Boneberg; presidente da Associação do HSFA, Elois Celomar dos Santos e Simone Amaral, assessora parlamentar do deputado Joel Wilhelm.

Fonte:

Deixe seu comentário