Portal da Cidade Igrejinha

EMPREENDEDORISMO

SebraeX quer acelerar gratuitamente 1.500 projetos para o mercado de startups

Programa StartupRS Start quer fortalecer ecossistema de inovação gaúcho em todas as regiões do Estado.

Publicado em 23/12/2022 às 15:35
Atualizado em

Head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer (Foto: Divulgação)

Com a missão de fortalecer ainda mais o ecossistema empreendedor gaúcho, o SebraeX - marca de inovação do Sebrae RS - planeja acelerar gratuitamente até 1.500 projetos em fase inicial de preparação para o mercado de startups em 2023. O objetivo passa pela ampliação do Programa StartupRS Start, o qual qualifica startups ou projetos em fase inicial de validação do modelo de negócios que possuam soluções escaláveis. Com abrangência em todas as regiões do RS, a capacitação será realizada em formato híbrido com encontros presenciais e online, além de consultorias individuais para cada projeto. A expectativa é que sejam formadas 100 turmas a partir de janeiro.

De acordo com o Head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, o SebraeX vai disponibilizar toda a metodologia de aceleração, mentores e consultores para a realização do programa, enquanto o parceiro fica responsável apenas pela mobilização das equipes participantes, sem qualquer custo - inclusive às startups. “Qualquer entidade, universidade, associação ou parceiro que queira fomentar a aceleração de startups em sua região pode e deve nos procurar. O apoio do ecossistema de inovação será fundamental para a ação”, destaca.

Segundo Meyer, o planejamento do SebraeX está alinhado ao compromisso da organização em posicionar o Rio Grande do Sul entre os Estados mais promissores para a inovação no País. “Estamos realizando uma série de ações como o Mapeamento de Ecossistemas de Inovação, apoio aos entes públicos na melhora do ambiente empreendedor por meio dos Programas Cidade Empreendedora e Territórios Inovadores entre outras ações”, complementa.

Somente nos últimos cinco anos, o Programa StartupRS impactou mais de 900 projetos de startups em todas as fases Start, Digital e Scale. As capacitações consideram os diferentes estágios de maturidade de cada negócio desde a ideação, passando pela maturação, até a inserção no mercado em que pretende atuar.

"Como parte deste projeto ambicioso, na primeira fase, estamos aumentando o acesso dos potenciais empreendedores em programas como Hackathons, Desenvolvimento de APPs NoCode, ferramentas agile, entre outras formas de conscientizar sobre como empreender e inovar”, finaliza Meyer.

Parceiros e instituições interessadas em sediar a realização do StartupRS Start podem procurar diretamente o gestor de inovação da sua região ou o Head de Startups do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, através do e-mail alcirm@sebraers.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário