Portal da Cidade Igrejinha

TAQUARA

Reparo em ponte da RS-020 segue sem prazo

Daer anunciou autorização para certame em 26 de janeiro, mas edital ainda está sendo confeccionado

Publicado em 09/03/2018 às 02:53
Atualizado em

Restauração da ponte sobre a RS-020: novela que se arrasta desde 2013 (Foto: Daer )

Em 26 de janeiro deste ano o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou a autorização para o edital de licitação das obras de reforma da ponte sobre o Rio dos Sinos, na RS-020, em Taquara. A obra é aguardada desde 2013, quando as cheias que atingiram a região afetaram as estruturas da ponte e limitaram o tráfego de veículos. Exatos 46 dias depois do anúncio, o Daer encaminhou somente nesta quarta-feira (8) o edital à Central de Licitações do Estado (Celic). Mas ainda não há prazo para que o certame finalmente ocorra.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a autarquia justificou que logo após o anúncio da autorização o edital chegou a seguir para a Celic. Porém, acabou voltando ao Daer em razão de uma licença ambiental. Na Celic, o trâmite agora é de tempo incerto e não sabido, em função de que passará por etapas como a comissão de análise, assessoria jurídica e depois a Controladoria e Auditoria Geral do Estado (Cage). Se não houver nenhum apontamento, o edital então é publicado para a escolha da empresa vencedora do certame.

A obra

Orçada em R$ 1,27 milhões, a obra de reforma da ponte da RS-020 tem prazo de conclusão de seis meses após a ordem de início dos trabalhos. As reformas preveem a execução de vigas e estacas de fundação adicionais, para dar mais estabilidade à construção, que após o término dos trabalhos terá o limite de peso ampliado para 45 toneladas, hoje é de 24. 

Fonte:

Deixe seu comentário