Portal da Cidade Igrejinha

SANEAMENTO BÁSICO

Novo presidente do Pró-Sinos dá início a visitas aos municípios consorciados

Prefeito Volmir Rodrigues esteve em Capela de Santana. Próximas agendas serão em Cachoeirinha, Canoas, Araricá e Sapiranga.

Publicado em 03/01/2023 às 15:25

(Foto: Gênesis Teixeira)

(Foto: Gênesis Teixeira)

Eleito no final de dezembro, o novo presidente do Consórcio Pró-Sinos, para o biênio 2023/24, prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, deu início nesta terça-feira (3/1), acompanhado do diretor-geral, Luciano Machado, e do diretor-técnico, Hener de Souza Nunes Junior, a uma série de visitas às prefeituras dos municípios consorciados. A primeira reunião foi em Capela de Santana, com o prefeito Alfredo Machado.

“Apesar do bom relacionamento que já temos com os prefeitos dos municípios consorciados, entendemos como importante renovar os contatos nesse começo de gestão para reforçar a disposição do Consórcio Pró-Sinos em estar ao lado dos municípios nas ações referentes ao saneamento básico. Temos enormes desafios pela frente juntos”, destacou o novo presidente, que já assumiu os trabalhos, mas ainda terá a data oficial da posse confirmada ao longo das próximas semanas.

Após Sapucaia do Sul, Capela de Santana foi o primeiro município a assinar o contrato de rateio renovado a cada ano pelo Pró-Sinos com os municípios consorciados. Ainda durante a reunião, o presidente aproveitou para destacar as ações relacionadas ao Programa Permanente de Educação Ambiental que estão à disposição dos municípios com foco em projetos que envolvem as comunidades e buscam conscientizar e mobilizar a população para a conservação e manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

“São várias ações que o Pró-Sinos desenvolve nessa área, como os programas Saneamento na Escola, Escola Sustentável, capacitação de multiplicadores do trabalho de educação ambiental, seminários, entre outros”, lembra Rodrigues.

Outro tema tratado na reunião em Capela de Santana foi em torno da parceria com a Caixa Econômica Federal sobre o projeto para estruturação da concessão do gerenciamento de resíduos sólidos, no qual o município é um dos 14 consorciados participantes. A iniciativa já está em andamento com um grupo técnico de trabalho que deu início às atividades no fim de dezembro e trará importantes ganhos, como a modernização e o incremento na qualidade dos serviços, a destinação adequada dos resíduos, a redução de custos e impactos ambientais positivos.

Ainda nesta semana estão previstas pelo menos mais quatro visitas. O novo presidente estará nesta quarta-feira (4/1) em Cachoeirinha e Canoas, pela manhã, e na quinta-feira (5/1), em Araricá e Sapiranga, também pela manhã.

Fonte:

Deixe seu comentário