Portal da Cidade Igrejinha

NOVAS REGRAS

Motoristas que precisam obter ou renovar a CNH devem fazer exame toxicológico

Universidade Feevale firma parceria com laboratório paulista e passa a ser posto de coleta em Novo Hamburgo.

Publicado em 22/04/2021 às 22:05
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A nova lei de trânsito, que entrou em vigor no dia 12 deste mês, trouxe algumas mudanças no que diz respeito ao exame toxicológico para motoristas, realizado para detectar o consumo de substâncias psicoativas. Antes obrigatório para condutores das categorias C, D e E, agora também é exigido para aqueles que vão mudar de categoria e/ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A regra vale para habilitados nessas categorias, que têm até o dia 12 de maio para regularizar a situação.

A lei diz, ainda, que os condutores com idade inferior a 70 anos deverão realizar exames a cada dois anos e seis meses, contados da data de obtenção ou validade da CNH, independentemente da validade dos demais testes. Conforme a nova lei, conduzir veículo das categorias C, D ou E com exame toxicológico vencido há mais de 30 dias será considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionando o levantamento da suspensão à inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) de resultado negativo em novo exame.

Devido a essa demanda da comunidade, a Universidade Feevale firmou parceria com o laboratório paulista Innovatox. A Instituição fará as coletas e encaminhará as amostras para São Paulo, onde as análises serão realizadas. As coletas serão feitas pelo Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale, localizado no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies). O valor do exame é R$ 149,00 e o resultado fica pronto em cinco dias úteis. Os testes podem ser agendados pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone (51) 99973-0787.

Fonte:

Deixe seu comentário