Portal da Cidade Igrejinha

HILL TAQUARA

Incorporadora restaura casa centenária ao projetar edifício de 13 andares

O projeto do prédio Hill Taquara de 13 andares e 42 apartamentos irá restaurar a casa centenária que já existe no terreno.

Publicado em 07/06/2021 às 03:35

(Foto: Gustavo Kunst)

Crescer preservando a história, esse foi o pensamento da incorporadora Irmãos Kunst ao projetar seu novo empreendimento em Taquara, no interior gaúcho. O projeto do prédio Hill Taquara de 13 andares e 42 apartamentos irá restaurar a casa centenária que já existe no terreno.

“Quando vimos a casa pensamos como agregá-la ao projeto sem destruí-la. Assim ela será o hall de entrada e outras áreas de lazer do empreendimento. Vamos reformar o telhado e remover algumas paredes internas preservando a estrutura e fachada que faz parte da cidade há tanto tempo”, explica o arquiteto e diretor da empresa Gustavo Kunst.

A doutora em História e professora Dalva Reinheimer trabalha com preservação do patrimônio histórico há mais de 40 anos e conta que a casa faz parte de um conjunto urbano que representou o desenvolvimento da cidade no início do século 20. “É um testemunho desse momento do crescimento urbano de Taquara, quando a cidade era o polo do crescimento dessa região, uma referência urbana”, explica a historiadora.

Para ela, o cuidado da incorporadora em relação ao prédio histórico é também um cuidado com a população da cidade. “Considero um olhar diferente que estão tendo e isso envolve o bem estar da população. Sempre que dá um corte muito brusco da paisagem causa mal estar, um trauma. É natural que a cidade tenha várias etapas do desenvolvimento, mas também é importante mostrar o crescimento para todas as gerações”, complementa.

As obras do Hill Taquara iniciam nas próximas semanas, antes mesmo do pré-lançamento das vendas que acontece nos próximos dias. A construtora Construarte Engenharia e Construção será a empresa responsável pela obra.

Fonte:

Deixe seu comentário