Portal da Cidade Igrejinha

CONTRA O VÍRUS

Fiscalizar e conscientizar: Prefeitura de Taquara lança campanhas contra a Covid

Para conter a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Taquara está elaborando diversas campanhas e ações. Veja o que já está sendo posto em prática.

Publicado em 04/01/2021 às 23:50
Atualizado em

Secretário Jefferson Müller, vice-presidente do Sindilojas, Luciano Herzog, prefeita Sirlei Silveira e a secretária executiva da entidade, Sonia Bohnen (Foto: Cris Vargas)

Para conter a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Taquara está elaborando diversas campanhas e ações como a mudança do Centro de Covid para um local apropriado ao atendimento da comunidade, o chamamento de enfermeiros concursados, o aumento da fiscalização dos protocolos e medidas de segurança e o lançamento do Selo Taquarense de Estabelecimento Seguro, segundo destaca a prefeita Sirlei Silveira.

“Nos preocupam os resultados das festas de final de ano, que devem aparecer nos próximos dias com o aumento de infectados. Nosso trabalho, neste primeiro momento, será o de conscientizar a população e os empresários. Sou contra medidas radicais, como o fechamento total do comércio. Pelo contrário, sou favorável a ampliar os horários, para atendermos por mais tempo a população e não concentrar atendimento em poucos horários”, afirma Sirlei.

Conforme a prefeita, houve um relaxamento na sequência dos protocolos e medidas de higiene e segurança, o que deverão ser observados com maior sisudez para a proteção de todos. “O fato é que precisamos ter uma atuação muito objetiva para os protocolos que não estão sendo cumpridos pelos estabelecimentos, como oferta de álcool em gel na entrada das lojas, tapetes sanitizantes e uso correto das máscaras inclusive por comerciários”, relata a mandatária. “Também iremos intensificar a fiscalização de ambientes que promovam a aglomeração, como casas de shows, bares com música ao vivo, festas privadas, mesmo sendo em ambientes abertos ou condomínios. Precisamos ter consciência de que se cada um fizer a sua parte, manteremos a saúde com condições de atender a todos”, menciona.

Uma das ações que será lançada, nesta semana, para auxiliar os comerciantes é o Selo Taquarense de Estabelecimento Seguro. Em reunião, na segunda-feira (4), a prefeita Silei e o secretário de Administração, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, Jefferson Müller, se reuniram com o vice-presidente do Sindilojas-VP, Luciano Herzog, e a secretária executiva da entidade, Sonia Bohnen para iniciarem a criação do Selo. A iniciativa busca capacitar e convidar o comércio, restaurantes e prestadores de serviços no combate à pandemia. “Para auxiliar o lojista, lançaremos o Selo Taquarense de Estabelecimento Seguro, para certificar aqueles que seguem as diretrizes de biossegurança definidas pelo município. Nesses locais, a equipe de trabalhadores, gerente e proprietário irão passar por orientação sobre boas práticas de prevenção contra a doença”, informa Sirlei. Em breve, será aberto o cadastro para os empresários interessados no certificado.

Dentre a série de medidas destacadas pela prefeita, a Comunicação Social da Prefeitura iniciará também, nesta semana, a campanha #TaquaraContraCovid, com ações em redes sociais, imprensa regional e prédios da administração, para alertar sobre a real situação do município frente à pandemia e orientar a população para o cumprimento das normas sanitárias, evitando a contaminação pela doença.

Outra ação que dará maior conforto para a população e profissionais da Saúde será a mudança do Centro Covid de endereço. Atualmente ele está em um prédio alugado, sem ar-condicionado ou banheiro para os pacientes. O futuro endereço, muito em breve, será o prédio público da rua Bahia, no bairro Santa Teresinha, nos fundos do Ginásio Municipal Tancredo Neves. Além de climatização para os profissionais, há banheiros exclusivos para os pacientes e espaço arejado onde podem aguardar atendimento.

E para potencializar, ainda mais, a atenção na Saúde, serão convocados sete enfermeiros concursados a assumirem seus cargos nos próximos dias. “Outra atitude para otimizarmos os atendimentos na Saúde neste momento é chamarmos sete enfermeiros do concurso para serem efetivados o quanto antes. Também faremos a seleção e colocação de pessoas à frente das unidades de saúde, que tenham capacidade acolhedora e de esclarecimento de pessoas com suspeita, para que encontrem o atendimento adequado”, finaliza a prefeita de Taquara.

Fonte:

Deixe seu comentário