Portal da Cidade Igrejinha

OBRA SUSTENTÁVEL

Dia histórico: Inaugurada primeira sede administrativa do consórcio Pró-Sinos

A sede administrativa foi construída no centro de Esteio, numa área cedida pela Ambiental Metrosul, uma das concessionárias da Aegea Saneamento.

Publicado em 28/12/2022 às 16:35

(Foto: Adriano Rosa da Rocha)

Um dia histórico para o Consórcio Pró-Sinos. Assim pode ser definida esta quarta-feira (28/12), data em que foi inaugurada a primeira sede administrativa própria da entidade em 15 anos de atividades. A estrutura fica na rua Rio Grande, nº 2610, no centro de Esteio, e é exemplo de construção sustentável.

“Esse é um dia que ficará marcado para sempre na trajetória do Pró-Sinos. Uma obra com recursos próprios, das economias feitas ao longo dos últimos anos, e que vai contribuir para aperfeiçoar o trabalho do consórcio, além de ir ao encontro dos princípios e valores do consórcio, relacionados à preservação ambiental”, destacou o presidente do Pró-Sinos, Leonardo Pascoal.

A sede administrativa foi construída numa área cedida pela Ambiental Metrosul, uma das concessionárias da Aegea Saneamento e parceira da Corsan na implantação da PPP do Saneamento na Região Metropolitana, e teve custo aproximado de R$ 900 mil. Possui uma área construída de cerca de 120 metros quadrados, com mais uma área aberta e com cobertura de cerca de 70 metros quadrados. No local, funcionava uma estação de tratamento de esgoto, que foi descontaminada e adaptada para a obra.

“Adotamos uma das obrigações indicadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é o reaproveitamento dos materiais para um novo uso”, explica o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Junior.

A área foi aterrada e recebeu módulos habitáveis feitos a partir de sucatas de contêineres que foram restaurados e reaproveitados, necessitando de ajustes como isolamento térmico e revestimento interno. Dois contêineres maiores foram utilizados para a área do escritório e outros dois menores para o setor onde fica a cozinha e uma sala de reuniões.

Outra estrutura reaproveitada foi um espaço onde havia um leito de secagem, que foi higienizado e transformado em um espelho d´água, que terá peixes e plantas aquáticas. Também foi reutilizado um tanque onde era feito o tratamento de esgoto na antiga estação, que passará a captar água da chuva que irá para uma cisterna para que seja aproveitada.

No quesito aproveitamento de energia, o complexo contará com painéis solares (fotovoltaicos) para geração de energia limpa e a utilização de telhado ecológico verde, o qual diminui a temperatura das instalações.


Fotos: Adriano Rosa da Rocha

Fonte:

Deixe seu comentário