Portal da Cidade Igrejinha

AMOR À PÁTRIA

Desfile Cívico de Taquara envolveu mais de 10 mil pessoas

Retorno da celebração da Independência do Brasil contou com a participação de escolas, entidades e forças de segurança.

Publicado em 07/09/2022 às 15:59
Atualizado em

Colegas Estela e Isadora se divertiram durante o desfile. (Foto: Cris Vargas / PMT)

Banda Marcial do Colégio Santa Teresinha retornou ao Desfile Cívico. (Foto: Cris Vargas / PMT)

Banda Marcial Newton Macedo estreou no evento. (Foto: Cris Vargas / PMT)

Os passos miúdos das pequenas Estela Ferreira e Isadora Teixeira dos Santos, ambas de 4 anos, percorreram com firmeza os 500 metros da Rua Júlio de Castilhos, no Centro de Taquara, na manhã desta quarta-feira (7) durante o Desfile Cívico. Foi a primeira participação delas no evento, que não ocorria desde 2019. Segundo a organização, mais de 10 mil pessoas entre participantes e plateia estiveram presentes.

As pequenas da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Paty foram as primeiras a abrir a passeata, logo após as forças de segurança. Além delas, alunos de outras 46 escolas no Município e integrantes de entidades locais participaram da comemoração da Independência do Brasil organizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, com apoio da Diretoria de Trânsito.

Quatro gerações da família Blauth acompanharam da calçada da Júlio o desfile. “Achei bem organizado, deu para matar a saudade”, comentou Taiane, 25 anos, com o filho Lorenzo, 4, no colo, ao lado da mãe Zenaide, 56, e da avó Zilá, 82, moradoras do Bairro Santa Rosa. Oito bandas marciais abrilhantaram o desfile e arrancaram aplausos da plateia que se espalhou entre a Câmara de Vereadores e a Praça Marechal Deodoro.

Amor à Pátria

A prefeita Sirlei Silveira acompanhou o evento do palanque das autoridades. “Foi emocionante ver a demonstração de amor à Pátria da nossa comunidade. Há muitos anos não assistíamos um desfile tão apaixonante”, refletiu. No Município, o tema utilizado pelas escolas para suas apresentações foi “Nossa gente, nossa história, nossa memória”, que norteou as comemorações pelos 136 anos de Taquara. Os educandários também fizeram alusão aos 200 anos da Independência do Brasil.

Homenagem de bandas marciais

A Banda Marcial do Colégio Santa Teresinha foi uma das pioneiras no Município e retomou os ensaios em 2020. O retorno ao desfile foi uma homenagem ao professor Ary Werlang, o segundo maestro do grupo. Outra banda inaugurada recentemente e que encantou na Júlio foi a do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schafke, batizada em homenagem póstuma ao regente Newton Macedo.

Também desfilaram as bandas do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, do Instituto Adventitas Cruzeiro do Sul (IACS), a Banda Filarmônica Ivo Klein e a Banda dos Desbravadores. O evento foi a estreia da fanfarra da Escola Cívico-Militar (Ecim).

Quatro horas de desfile

O Desfile Cívico iniciou às 8h30 e encerrou às 12h30, com quatro horas ininterruptas e intensas de apresentações. “Foi um sucesso”, avaliou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.

Fonte:

Deixe seu comentário