Portal da Cidade Igrejinha

TRANSTORNOS

Com transbordamento do Paranhana, Três Coroas teve várias famílias desalojadas

Devido ao grande volume de chuvas na última terça-feira (7) o município de Três Coroas foi fortemente afetado pelo transbordamento do Rio Paranhana.

Publicado em 08/07/2020 às 07:20

(Foto: Diego Land / PMTC)

(Foto: Diego Land / PMTC)

(Foto: Diego Land / PMTC)

Várias famílias tiveram que ser removidas de casa e foram levadas para o abrigo, criado provisoriamente, na Escola Municipal Balduíno Robison. O pluviômetro marcou 176 milímetros de chuvas, fazendo o rio extravasar a calha, com capacidade de 4m, a atingir a marca de 8 metros, deixando 82 pessoas desalojadas.

Muitos voluntários estiveram envolvidos, dando total apoio aos afetados. Por ordem do prefeito Orlando Teixeira, desde ontem, todas as secretarias estiveram unidas, engajadas nas ações. O suporte às famílias teve o reforço significativo de equipes do Corpo de Bombeiros de Três Coroas e de Taquara, juntamente com a Defesa Civil local, equipes da Força Tarefa de Gramado, guias e instrutores de rafting, e a união da comunidade três-coroense, que fez uma corrente do bem, arrecadando todo tipo de doações para os mais prejudicados.

Para o prefeito, a união da comunidade, da administração pública, do Corpo de Bombeiros e dos voluntários em geral, principalmente dos que se deslocaram de cidades vizinhas, foi crucial para minimizar os danos imediatos trazidos pela enchente que assolou a cidade.

“Sabemos que este foi um fenômeno natural, mas, a soma do trabalho voluntário de todos foi muito importante, pois neste momento, temos que priorizar a união. Agradeço aos voluntários que estiveram diretamente envolvidos para ajudar os necessitados, e reforço a gratidão às equipes das cidades vizinhas, Gramado e Taquara, pela parceria, pois juntos somos mais fortes”, disse.

Muitas regiões do município ficaram submersas, apresentando desbarrancamentos, desabamentos e queda de árvores, não sendo possível acessar os espaços com veículos. Os botes de rafting deram total suporte ao Corpo de Bombeiros e às equipes voluntárias, na remoção segura das famílias.

A comunidade três-coroense foi extremamente solidária, organizando rapidamente coleta de doações em pontos improvisados. Além disso, vários voluntários estiveram na Escola Balduíno Robson, para levar comida, chá, roupas de cama e cobertores.

Nesta quarta-feira (8) equipes de várias secretarias do município percorreram as áreas atingidas pela enchente, levando roupas de cama e cobertores, seguindo um planejamento para socorrer prioritariamente os mais necessitados com as doações.

“A missão do município neste momento é afastar o caos, fazendo o levantamento da situação, coletando informações de perdas, prejuízos e necessidades das famílias para tentar recorrer junto ao estado”, finaliza o prefeito. 

Fonte:

Deixe seu comentário