Portal da Cidade Igrejinha

EM ALERTA

Com novas previsões de chuva, Pró-Sinos alerta para o risco de enchentes

A grande precipitação em curto espaço de tempo nesta semana aumentou consideravelmente o nível do Rio dos Sinos.

Publicado em 10/07/2020 às 06:25

(Foto: Divulgação)

Com previsão de chuva para o final de semana, o Pró-Sinos alerta para o risco de enchentes. A grande precipitação em curto espaço de tempo nesta semana aumentou consideravelmente o nível do Rio dos Sinos. De acordo com o diretor-técnico do consórcio, Hener de Souza Nunes Júnior, a elevação da lâmina d'água continua, embora de forma mais lenta do que se viu há dois dias, quando a possibilidade de inundação foi um perigo real para várias áreas das cidades da bacia. Em alguns pontos ocorreram alagamentos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, Jéferson Muller Timm, a régua de controle mantida pelo município ultrapassou a marca dos 6,50m na quinta-feira (9) e continua subindo. Para fins de comparação, no período mais crítico da estiagem, o nível caiu abaixo dos 60 cm, uma variação de seis metros.

Já em Esteio, o coordenador da Defesa Civil do município, Alexandre Camboa, observa que o nível do rio – que durante a estiagem chegou a estar abaixo do zero da régua – durante a noite da última quinta-feira atingiu a marca de 2,80m. A preocupação ocorre porque a medida está bem próxima das cotas médias das redes pluviais de várias áreas habitadas. Uma pequena elevação poderá fazer com que a água do rio invada as moradias pelas tubulações de drenagem.

Hener destaca que, caso as chuvas previstas para os próximos dias não apresentem intensidade, a tendência é de normalização.

Sobre o Pró-Sinos

O Consórcio Pró-Sinos reúne 28 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Além de apoiar a implantação de Planos de Saneamento Básico dos municípios e auxiliar na captação de recursos, realiza estudos técnicos e sociais relacionados ao tema. Também promove um programa permanente de educação ambiental.

Fonte:

Deixe seu comentário