Portal da Cidade Igrejinha

DESTAQUE

APAE de Igrejinha recebe reconhecimento estadual como referência educacional

O Prêmio Líderes & Vencedores, promovido pela FEDERASUL e pela ALRS, escolheu a Escola Raio de Luz (APAE Igrejinha) como umas das referências educacionais.

Publicado em 04/11/2020 às 22:40
Atualizado em

(Foto: Divulgação / APAE Igrejinha)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Igrejinha, no ano em que comemora seus 40 anos de fundação, foi agraciada com um merecido reconhecimento.

O tradicional Prêmio Líderes & Vencedores, promovido pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) e pela Assembleia Legislativa Gaúcha desde 1995, escolheu a Escola de Educação Especial Raio de Luz (APAE Igrejinha) como uma das quatro vencedoras na categoria Referência Educacional.

Dividido em cinco categorias (Mérito Político, Referência Educacional, Sucesso Empresarial, Expressão Cultural e Destaque Comunitário), o Prêmio Líderes & Vencedores é uma distinção que objetiva valorizar e destacar o êxito de personalidades, entidades e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do Estado do RS.

A indicação da APAE de Igrejinha, para a 26ª Edição do Prêmio, foi realizada pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS-VP), presidida por Roger Ritter, com inscrição e acompanhamento realizados pelo administrador Douglas Márcio Kaiser. O Vale do Paranhana já teve a Oktoberfest de Igrejinha premiada na categoria Destaque Comunitário em 2016, com indicação da ACISA Rolante, e a Escola Técnica Monteiro (CIMOL) na categoria Referência Educacional, em 2017, indicada pela CICS-VP.

Para a diretora Silvia Juliana Bischoff, o Prêmio tem grande importância, pois “No ano de 1980, devido a mobilização de famílias que não encontravam escolas para atender seus filhos, a APAE Igrejinha foi pensada e se constituiu como escola ao longo destes 40 anos. Mantenedora da Escola de Educação Especial Raio de Luz, atua como a única escola especial na comunidade igrejinhense, o que confere à APAE credibilidade no atendimento escolar à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. A presidente da APAE de Igrejinha, Suleica Mara Engelmann comemora muito orgulhosa este prêmio “é muito gratificante a APAE ser escolhida, um presente pelos 40 anos que a Associação comemora no dia 27 deste mês. Uma conquista para todos que fazem a escola, que na sua função de educadores não medem esforços para uma educação de qualidade. Em especial à diretora Silvia, coordenadora pedagógica, professoras, diretoria e todos os demais funcionários e colaboradores da Associação, que na sua função fazem a Escola de Educação Especial Raio de Luz acontecer. Nosso agradecimento também ao município de Igrejinha pela parceria com a entidade.”

Em cerimônia que ocorrerá no Teatro Dante Barrone, em Porto Alegre, no dia 10 de novembro, a APAE receberá o Troféu Magis dos representantes da FEDERASUL e Assembleia Legislativa.

A edição 2020 tem como agraciados:

Expressão Cultural

  • Adriana Calcanhoto – cantora
  • FUNDARTE – Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Montenegro)
  • Festival Internacional SESC de Música de Pelotas (Pelotas)

Destaque Comunitário

  • CUFA Sapucaia do Sul – Central Única das Favelas (Sapucaia do Sul)
  • Brothers in Arms: Voluntários contra a COVID-19 (Porto Alegre)
  • Clovis Tramontina (Carlos Barbosa)

Sucesso Empresarial

Líder Empresarial*

  • Daniel Randon – CEO Empresas Randon (Caxias do Sul)
  • Gilberto Porcello Petry – diretor-presidente WECO S/A (Porto Alegre)

Micro e Pequena Empresa

  • Vó Enery Alimentos – (Veranópolis/RS)

Média e Grande Empresa

  • EXPODIRETO – COTRIJAL (Não-Me-Toque/RS)

*A subcategoria Líder Empresarial conta, nesta edição, com dois agraciados, pois houve empate. De acordo com o regimento são três vencedores por categoria

Mérito Político

  • Luis Carlos Heinze – senador (Progressistas/RS)
  • Osmar Terra – deputado federal (MDB/RS)
  • Pedro Westphalen – deputado federal (Progressistas/RS)

Referência Educacional**

  • Projeto Reinaldo Voluntário – Escola Estadual Reinaldo Cherubini (Nova Prata)
  • APAE Igrejinha – Escola de Educação Especial Raio de Luz (Igrejinha)
  • EPD Vila Cruzeiro – Escola Preparatória de Dança E.M. José Loureiro da Silva (Porto Alegre)
  • StartSe – (Porto Alegre/São Paulo)

**Categoria Referência Educacional conta, nesta edição, com qautro agraciados, pois houve empate.

Fonte:

Deixe seu comentário