Portal da Cidade Igrejinha

PARANHANA

Sistema 3As: Ampara define protocolos regionais de enfrentamento à Covid-19

De acordo com a nova regra, sempre que o sistema de monitoramento verificar tendência de piora, serão adotadas medidas para a preservação da saúde.

Publicado em 20/05/2021 às 01:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMP)

A Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) formalizou na manhã desta quinta-feira (20), os novos protocolos regionais de enfrentamento à Covid-19. O protocolo, que já é válido, é relativo aos municípios da Região de Saúde 06, a partir do novo sistema de monitoramento proposto pelo Estado. O documento, que foi assinado por todos os prefeitos da R06 e encaminhado ao Governo Estadual, faz ajustes em relação ao decreto do Governo do Estado publicado domingo, 16 de maio, que instituiu o Sistema de Avisos, Alertas e Ações para fins de monitoramento, prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Segundo o prefeito de Parobé e presidente da Ampara Diego Picucha, os prefeitos entendem que há necessidade de um acompanhamento constante da situação a partir de orientações do Comitê Técnico Regional que foi criado. “A nossa flexibilização nos protocolos ocorre dentro das necessidades e realidades de nossa região, mas fizemos estes ajustes com muita responsabilidade e cautela, pois queremos manter nossos índices de contaminação sob controle, ao mesmo tempo que mantemos nossa economia ativa. Através deste monitoramento do Comitê Técnico Regional, faremos o controle constante da situação epidemiológica de nossa região e poderemos fazer ajustes conforme as nossas necessidades”, destaca Picucha.

De acordo com a nova regra, sempre que o sistema de monitoramento da pandemia verificar tendência de piora na situação das regiões, serão adotadas medidas para a preservação da saúde. Trata-se da emissão de avisos (comunicação formal sobre a tendência de piora na situação), alertas para que sejam adotadas as medidas adequadas por parte dos municípios e região, e realização de ações com medidas a serem adotadas pelo Gabinete de Crise, em conjunto ou independente das que forem tomadas pela Região Covid, para enfrentamento da situação.

Fonte:

Deixe seu comentário