Portal da Cidade Igrejinha

PARANHANA

4ª etapa do X Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana foi promovida em Taquara

Cerca de 300 enxadristas participaram do evento que abrange cidades do Vale do Paranhana.

Publicado em 22/10/2018 às 02:26

(Foto: Magda Rabie (PMT))

(Foto: Magda Rabie (PMT))

(Foto: Magda Rabie (PMT))

O Colégio Municipal Theóphilo Sauer sediou, no sábado, 20, a 4ª etapa do X Campeonato Regional de Xadrez do Vale do Paranhana. O evento é promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, e, contou com cerca de 300 enxadristas dos municípios parceiros, através de suas secretarias municipais de Educação, que são: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara e Três Coroas, disputando seis categorias (Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e livre).

O evento vem acontecendo desde o dia 11 de agosto, com a 1ª etapa, realizada na cidade de Parobé; a 2ª etapa, ocorreu em 1º de setembro, no município de Igrejinha; a 3ª etapa, em 29 de setembro, em Rolante, e, a 5ª e última etapa, será no dia 10 de novembro, na cidade de Três Coroas. O encerramento, com premiação dos vencedores, ocorre no Centro de Eventos, da Faccat, no dia 5 de dezembro, a partir das 19h30min.

O campeonato tem por finalidade integrar estudantes do Vale do Paranhana, visando difundir esta modalidade na região, onde cada etapa ocorre numa das cidades destacadas. A cada etapa os enxadristas jogam dentro de suas categorias, buscando uma melhor colocação para pontuar no campeonato. O total de pontos acumulados, ao longo das etapas, define a classificação final.

Os coordenadores do campeonato, professores Wagner dos Reis Oliveira e Antônio Carlos de Souza, destacam a relevância e intensa procura em cada etapa. “A principal importância do evento é a questão do xadrez como ferramenta que auxilia no processo de ensino aprendizado e na integração das crianças. Nestes dez anos de campeonato foram mais de 20 mil partidas de xadrez, mais de 15 mil enxadristas participando, 20 municípios e 50 instituições de ensino”, relata Oliveira.

Rodrigo Oliveira, 10 anos, é aluno do 5º ano, da EMEF Diniz Martins Rangel, de Parobé, e participa do sexto campeonato. “O xadrez é um jogo que treina a mente, tem que ter bom raciocínio”, afirma. Bryan de Souza Mello, 12 anos, do 6º ano, e, Jean Rafael dos Santos Petry, 13 anos, do 7º ano, ambos da EMEF Getúlio Vargas, de Taquara, revelam que adoram participar do campeonato. “O xadrez é importante pra raciocinar, já participei de três campeonatos, não ganhei ainda, mas a cada campeonato tento treinar mais para um dia conseguir vencer”, comenta Jean Rafael.

A etapa Taquara do X Campeonato Regional de Xadrez do Vale do Paranhana contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; do coordenador de Esportes junto à SMECE/Taquara, Marco Langhammer; do diretor do Colégio Theóphilo Sauer, Edemar Souza; do incentivador do evento, professor Ismael Rangel, de professores e representantes de instituições de ensino das cidades participantes. “Sabemos da importância dos jogos para estimular a mente e o raciocínio das crianças e adolescentes, principalmente o xadrez que favorece o desenvolvimento intelectual. Somos gratos por sediarmos esta etapa em nosso Município e seremos sempre parceiros do evento”, comemora o secretário Edmar.

Fonte:

Deixe seu comentário