Portal da Cidade Igrejinha

POLÍTICA

Yeda Crusius quer bater recorde de prefeitas e vereadoras eleitas

A deputada foi reconduzida ao comando do PSDB-Mulher, entidade nacional tucana que promove as bandeiras e a participação da mulher na política brasileira.

Publicado em 31/05/2019 às 01:40

Yeda Crusius (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A deputada Yeda Crusius foi reconduzida ao comando do PSDB-Mulher, entidade nacional tucana que promove as bandeiras e a participação da mulher na política brasileira. A eleição ocorreu no início da noite desta quinta-feira, 30, em Brasília. Como meta para 2020, a ex-governadora do Rio Grande do Sul quer bater recorde no número de prefeitas e vereadoras eleitas.

Em 2016, os brasileiros elegeram em primeiro turno 638 prefeitas e 7.803 vereadoras. Em termos proporcionais, representam apenas 11,5% e 13,4% do total de prefeitos e vereadores do país. 

“Apesar da extensão continental do Brasil, vamos buscar preparar nossas mulheres para que possamos fazer história no próximo ano”, destacou Yeda, lembrando os recentes resultados do PSDB-Mulher. Em relação a 2014, a bancada tucana de mulher foi ampliada em 60% na última eleição. 

“O trabalho do PSDB-Mulher transcende às fronteiras do partido. Estamos atuando para que nós, mulheres, tenhamos nossa voz cada vez mais ouvida e respeitada. Seguir avançando e preparando as brasileiras para a política é fundamental”, enfatizou Yeda. Para a presidente, uma das receitas para o aumento da presença feminina em cargos eletivos é a capacitação. 

Recentemente, o PSDB-Mulher promoveu uma série de cursos de formação com a Fundação Alemã Konrad Adenauer (KAS), que se baseia nos princípios da União Democrata-Cristã (UDC), partido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. 

A intenção da presidente é, agora, levar experiências semelhantes a todas regiões do país.

Fonte:

Deixe seu comentário