Portal da Cidade Igrejinha

120 ANOS DE HISTÓRIA

Vereadores homenageiam Sicredi Pioneira com o Troféu Mérito Gramado

A Câmara de Vereadores oficializou a entrega do Troféu Mérito Gramado à cooperativa pelos seus 120 anos de história.

Publicado em 14/03/2023 às 10:10

(Foto: Paulo Vargas / Câmara de Gramado)

(Foto: Paulo Vargas / Câmara de Gramado)

(Foto: Paulo Vargas / Câmara de Gramado)

(Foto: Paulo Vargas / Câmara de Gramado)

Em uma noite que celebrou a expansão da Sicredi Pioneira em Gramado, na inauguração da sua nova agência na cidade, a Câmara de Vereadores aproveitou a oportunidade para oficializar a entrega do Troféu Mérito Gramado à cooperativa pelos seus 120 anos de história. A cerimônia de entrega da distinção ocorreu na noite de segunda-feira (13), na sede da nova unidade, situada na Avenida das Hortênsias, 1990.

O presidente do Conselho de Administração da Sicredi, Tiago Luiz Schmidt, e o diretor Executivo da Sicredi, Solon Stapassola Stahl, receberam o Troféu das mãos dos nove parlamentares. A homenagem é de autoria dos vereadores Professor Daniel (PT) e Renan Sartori (MDB) e foi aprovada por unanimidade.

Histórico do Homenageado

As heranças europeias fazem parte da história da Sicredi Pioneira. Em 28 de dezembro de 1902 se oficializou a constituição da primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, localizada na Linha Imperial, em Nova Petrópolis.

Com uma distância de apenas 35 quilômetros, o movimento cooperativo se aproximava de Gramado, ganhando força na região. Gramado, que também possui fortes heranças europeias, se emancipa em 1954. Nesta época, já pode contar com mais de 50 anos de experiência da Sicredi Pioneira.

Com o passar dos anos, a aproximação do trabalho cooperativo impulsionado pela Sicredi Pioneira, começa a se concretizar em Gramado. Antes mesmo de oficializarem uma estrutura para atendimento na cidade, dona Arlete Helena Stangerlin, se torna oficialmente a primeira associada gramadense. Moradora do Centro de Gramado, Arlete acreditou muito no movimento cooperativo, e abriu espaço ao lado de sua residência para a primeira agência da Sicredi na cidade.

A agência ganha seu lugar em 8 de junho de 2001, na Rua Garibaldi. Desde então, o espaço físico e o número de associados e colaboradores cresceram: iniciaram com 5 colaboradores e hoje já são 21. Mas não pararam por aí. Em 2018, o bairro Várzea Grande também ganha uma agência para trazer mais alternativas de atendimento para os gramadenses. Com estes dois pontos de referência já são quase 8 mil associados na região.

A contribuição da Sicredi vai muito além do desenvolvimento econômico. Assume, também, um relevante papel social. Em 2014, Gramado firmou uma parceria com o Programa A União Faz a Vida. Hoje, o programa já está presente em 23 escolas do nosso município. A Sicredi Pioneira também apoia projetos desenvolvidos por entidades com foco na educação, cultura e esporte inclusivo. Desde 2015, incentiva e patrocina projetos em Gramado. Ao longo destes 7 anos foram mais de 80 projetos e mais de 60 mil pessoas beneficiadas, com um investimento em torno de 700 mil reais.

Outra iniciativa é o Programa Juntos para Competir: uma ação integrada no setor de agronegócios do Estado. Em 2022, teve uma turma envolvendo 50 agroindústrias familiares, sendo muitas de Gramado.

Diante desta trajetória, Gramado e a Sicredi Pioneira construíram uma história de cooperação que continua crescendo. Agora, ampliando o atendimento à comunidade gramadense, esta parceria resultará ainda mais em ações que promovam a cidadania e a cooperação na nossa região.

Fonte:

Deixe seu comentário