Portal da Cidade Igrejinha

PEDINDO EXPLICAÇÕES

Vereadora questiona ritmo da vacinação em Igrejinha; Secretário responde

Em pauta, está o atraso do cronograma vacinal de aproximadamente 1.200 cidadãos que tomaram apenas a primeira dose contra Covid-19.

Publicado em 19/05/2021 às 03:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação / MDB Igrejinha)

Por meio de um Pedido de Informação protocolado pela vereadora igrejinhense Carine Martini (MDB) na última sessão ordinária, a parlamentar questionou formalmente o motivo de a Secretaria de Saúde do município não ter promovido vacinação contra a Covid-19 no final de semana dos dias 15 e 16 de maio. No documento, é apontado que foram recebidas doses na sexta-feira, dia 14, e que há atraso do cronograma vacinal de aproximadamente 1.200 cidadãos que tomaram apenas a primeira dose.

“É estranho que a Secretaria de Saúde não tenha iniciado a aplicação das doses já no dia seguinte, considerando que há consenso entre especialistas sobre a importância da imunização rápida e eficiente. A Saúde não pode esperar, ainda mais quando estamos enfrentando uma pandemia”, destacou a vereadora.

O que diz a Secretaria de Saúde?

Contatado pela redação do Portal da Cidade Igrejinha, o secretário de saúde, Vinício Wallauer, se posicionou sobre o assunto, da seguinte forma:

A vacinação contra a Covid19 em Igrejinha é uma das mais adiantadas da nossa região e do estado. Vacinamos com a primeira dose mais de 21% da população e 10% receberam também a 2ª dose. Nosso sistema de vacinação também é muito organizado, evitando filas desnecessárias e principalmente evitando que as pessoas fiquem horas esperando para serem informadas que a vacina acabou como ocorre em vários municípios.

Fazemos a busca ativa, que consiste em uma criteriosa busca por pacientes dos grupos prioritários que não tenham ainda sido imunizados e o contato através dos agentes comunitários de saúde, entregando a autorização para que tenham direito à vacina.

Quanto ao fato referido pela Vereadora, Igrejinha recebeu na última sexta-feira, 360 doses de Coronavac, insuficientes para vacinar as 1.200 pessoas que aguardavam a 2ª dose. Como era necessário criar um critério para essa vacinação e também carecíamos de tempo para avisar as pessoas sobre o drive-thru, optamos por realizá-lo na segunda-feira, de forma organizada e sem transtornos à nossa comunidade.

Seguimos o nosso trabalho no sentido de levar, o mais breve possível, a vacina à todos os igrejinhenses.

Fonte:

Deixe seu comentário