Portal da Cidade Igrejinha

ESTADO

Sartori vence no Vale do Paranhana, com diferença de 10,5 mil votos contra Leite

Candidato do MDB, derrotado nas urnas, fez 55% dos votos válidos na região.

Publicado em 28/10/2018 às 21:17

José Sartori x Eduardo Leite (Foto: Divulgação/UOL)

Candidato à reeleição na disputa ao governo do Estado, José Ivo Sartori (MDB) foi derrotado neste domingo (28) por Eduardo Leite (PSBD) na disputa do segundo turno. Mas, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, Sartori foi o vencedor nos seis municípios do Vale do Paranhana. Conquistou, na região, 57.910 votos, contra 47.339 do adversário, o que representa uma diferença pró-Sartori de 10.571 votos. A votação do emedebista representa 55,02% dos votos válidos, contra 44,98% do tucano.

No primeiro turno, Sartori também havia ficado na frente, com 34,57% da preferência do eleitorado, seguido de Leite, com 30,91%. No primeiro turno, Sartori havia perdido em Parobé e Riozinho e vencido em Igrejinha, Rolante, Taquara e Três Coroas. Na segunda rodada de votação, só perdeu em Riozinho, embora em Parobé tenha obtido a vitória mais apertada. A vitória mais folgada pró-Sartori foi em Igrejinha, com 59% dos votos válidos.

Em pronunciamento na noite deste domingo (28), Sartori disse ter a consciência tranquila e que aceita a decisão da população gaúcha. Quero falar de honra, da tranquilidade de poder olhar os gaúchos de cabeça erguida e com paz de espirito. Não há nada melhor do que dormir em paz com nossa consciência. E esse será meu sono desta noite, afirmou o emedebista, que ligou para o adversário desejando sucesso como futuro governador.

Já o governador eleito fez um discurso de vitória agradecendo os apoios, reclamando de boatos difundidos durante a campanha eleitoral e com acenos a atores importantes para o seu futuro mandato, como o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Disse que pretende colaborar, sobretudo, na reconciliação do país. Sobre o governo, se voltou aos servidores, afirmando ter como grande meta colocar os pagamentos salariais em dia.

Na região, Eduardo Leite contou com apoio de prefeitos, como Tito Lívio Jaeger Filho, de Taquara. Em entrevista à Rádio Taquara, na noite deste domingo (28), o chefe do Executivo taquarense comemorou a vitória de Leite e disse que espera poder encaminhar demandas do município com o novo governador, lembrando dificuldades dos municípios ao encaminhar soluções junto ao governo Sartori. Também apoiou Leite o prefeito de Igrejinha, Joel Leandro Wilhelm, que, durante a cobertura da 31ª Oktoberfest, em entrevista à Rádio Taquara, citou também as dificuldades dos municípios em encaminhar demandas com o governo de Sartori.

Com 33 anos de idade, Eduardo Leite é o governador mais jovem eleito neste pleito de 2018. Com discurso de renovação na política, foi eleito em 2012 o mais jovem prefeito de Pelotas, onde também exerceu mandato de vereador. Nas eleições municipais de 2016, decidiu não concorrer à reeleição e lançou a candidatura de sua vice. Ao concluir o mandato de prefeito, foi para o exterior estudar, mas voltou ao país para assumir a presidência estadual do PSDB, quando passou a percorrer o estado e fazer reuniões. Eduardo Leite é formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fonte:

Deixe seu comentário