Portal da Cidade Igrejinha

EXPRESSÃO CULTURAL

Projeto que institui a Semana da Capoeira em Gramado é protocolado na Câmara

O objetivo do projeto é desenvolver a prática da “capoeira jogo”, estimular a criatividade de movimentos e confecção dos próprios instrumentos musicais.

Publicado em 09/03/2023 às 14:10

(Foto: Letícia de Lima / Câmara de Gramado)

O vereador Joel da Silva Reis (Progressistas), protocolou na Câmara de Vereadores de Gramado o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) 07/2023, que institui a Semana da Capoeira em Gramado. A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi desenvolvida no Brasil por volta do século XVI, no Quilombo dos Palmares, onde hoje se localiza o Estado de Alagoas. “É uma expressão cultural que mistura artes marciais, música e dança”, explica o vereador.

O objetivo do projeto, de acordo com a proposição, é desenvolver a prática da “capoeira jogo”, estimular a criatividade de movimentos e confecção dos próprios instrumentos musicais como o berimbau, pandeiro, caxixi e atabaque.

As ações acontecerão em espaços públicos incentivando a participação da comunidade. O evento deverá integrar o calendário de eventos oficiais de Gramado e acontecerá na segunda semana do mês de novembro, com o objetivo de incentivar e reforçar a prática da arte da capoeira, com ações conjuntas entre o Executivo e a sociedade civil.

Fonte:

Deixe seu comentário