Portal da Cidade Igrejinha

EM DEFESA DO SETOR

Joel Wilhelm pede abertura da Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista

Com o aval de 34 parlamentares, o deputado estadual Joel Wilhelm, protocolou o pedido de abertura do grupo em defesa do setor, na Assembleia Legislativa.

Publicado em 07/02/2023 às 16:35

(Foto: Paulo Ledur / ALRS)

O deputado estadual Joel Wilhelm (PP), com a assinatura de 34 parlamentares, protocolou o pedido de abertura da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista. "O meu primeiro dia de trabalho na Assembleia Legislativa foi dedicado a conseguir as assinaturas dos colegas deputados para protocolar o pedido o quanto antes. Fiquei feliz em ver o interesse da maioria dos deputados em se somar a nossa luta em prol do setor coureiro calçadista", comemora o deputado, ex-prefeito de Igrejinha. 

Cabe lembrar que a indústria calçadista, mesmo fortemente impactada pela pandemia, apresenta sinais de que está em recuperação e que o mercado internacional tem sido o propulsor. O Rio Grande do Sul, que por décadas liderou a produção e exportação de calçados, hoje está apenas atrás Ceará em termos de produção, mas já tendo recuperado o primeiro lugar nas exportações, que segundo dados oficiais de instituições do setor, somam mais de 600 milhões de dólares no último ano. “O nosso Estado, que sempre foi majoritário na produção calçadista vem perdendo competitividade ao longo dos anos, principalmente, por causa da carga e da burocracia tributária”.

O Ceará, o Espírito Santo e outras unidades federativas se tornaram mais atrativas para o investidor. "Cerca de 90 mil gaúchos trabalham no setor coureiro-calçadista, em aproximadamente 1.800 empresas. É um setor fundamental da nossa economia, que precisa de atenção diferenciada e de um debate sério na Assembleia Legislativa. A carga ne a burocracia tributária precisam ser revistas. Precisamos retomar a hegemonia como maior fabricante e gerar ainda mais empregos. O nosso calçado é de excelente qualidade", destaca o deputado Joel Wilhelm.

A instalação oficial da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista precisa ainda passar pelos trâmites legais da Assembleia Legislativa, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Fonte:

Deixe seu comentário