Portal da Cidade Igrejinha

POLÍTICA

Intransigência da Câmara de Três Coroas inviabiliza realização de obras

Casa Legislativa contabiliza sucessivas rejeições de projetos.

Publicado em 11/09/2019 às 02:30

(Foto: Diego Land/PMTC)

A sucessiva rejeição de projetos por parte da Câmara de Vereadores de Três Coroas obrigou a Prefeitura Municipal, empresários e representantes de entidades a se reunirem nesta quarta-feira (11) para discutir alternativas para que o município não pare no tempo.

A gota d’agua que levou a essa mobilização foi a não aprovação na câmara de um projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica das vias públicas. O projeto foi rejeitado por seis votos a dois, contrário à maioria dos municípios da região, em que o legislativo entendendo a necessidade da população, aprovou os projetos e já estão com as obras em andamento.

Triste, o prefeito Orlando Teixeira lamentou a reprovação e disse que, ao tentar prejudicar a Administração Municipal, a oposição acaba atingindo a população.

“A câmara não dialoga com a prefeitura e nem quer discutir os projetos. Simplesmente vota contra. O legislativo se quer adianta num tempo hábil as pautas que vão à votação. Desta forma a administração fica sem oportunidade de defender e explicar o projeto e a população não consegue estar presente no dia da votação para cobrar os vereadores”, lamentou Orlando.

Segundo ele, a postura da maioria dos vereadores é muito contraditória, pois cobram as melhorias, mas por outro lado inviabilizam a realização de obras.

“Chega a ser cômico. Alguns vereadores daqui nos comparam com as cidades vizinhas, dizendo que elas estão se desenvolvendo mais do que a gente, só que por outro as câmaras desses municípios aprovaram o mesmo projeto que foi rejeitado aqui. Inclusive, o executivo pagaria o financiamento com juros menores que os que essas cidades estão pagando”, explicou o Prefeito.

Muitas ruas da cidade estão esburacadas e outras ainda não estão asfaltadas. Com a queda da arrecadação e com recursos materiais e humanos escassos, o financiamento seria a única alternativa para promover as melhorias, realidade essa enfrentada pelos demais municípios que já estão utilizando o financiamento.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, o município só conseguiu uma linha de crédito favorável agora que as contas estão em dia, pois, a saúde financeira nos dois primeiros anos desta gestão o inabilitava.

Os vereadores que votaram nesta semana contra projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica foram: o Kiko da V8 – (PDT); Pedro Senir Farencena – Pedrinho (PT); Irineu Feier (MDB); Orneide Petry; João Kunz (PSDB) e Hilário Iluir Behling (PSB).

Favoráveis votaram Chico Bala – (PSD) e Roque Werner (PSD).

A presidente da câmara, a Nega (MDB), se absteve de votar.

Fonte:

Deixe seu comentário