Portal da Cidade Igrejinha

CARGA HORÁRIA

Guto Scherer volta a sugerir contabilização das atividades escolares a distância

Vereador destacou que, apesar de não ser o ideal, momento exige reinvenção e atividades a distância minimizam os efeitos da suspensão prolongada das aulas.

Publicado em 28/05/2020 às 04:50

(Foto: Divulgação / MDB)

O vereador Guto Scherer (MDB) protocolou nesta quinta-feira mais uma Indicação na qual sugere à Secretaria Municipal de Educação de Igrejinha que considere as atividades realizadas à distância na rede municipal como parte das 800 horas letivas anuais mínimas exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases. No documento, o vereador pede ainda que a Secretaria oriente as escolas com relação às alterações e adequações necessárias no regimento escolar e na proposta pedagógica de cada instituição, considerando quais aprendizagens serão oferecidas e quais as estratégias de implementação, abordagem dos conteúdos e de formas de registro das atividades que serão contabilizadas.

O pedido já havia sido feito no início deste mês, mas voltou a ser apresentado em virtude do anúncio do governo do estado de que alguns níveis de ensino devem retornar às aulas presenciais apenas em setembro. “É evidente que nada substitui o ensino presencial na educação básica, e que é fundamental o vínculo do estudante com a escola, colegas e professores. Mas neste momento temos que fazer o que é possível, garantindo assim a segurança e o acesso de todos ao aprendizado”, destacou Scherer.

“Nenhum aluno deve ser deixado para trás”

Entre as sugestões apresentados por Guto Scherer ao Município está também a utilização de ferramentas digitais gratuitas, como o “Google Sala de Aula”, a exemplo do que está sendo feito em outros municípios. Sabendo que o acesso à internet ainda é longe do ideal no município, Scherer sugeriu ainda a realização de um levantamento amplo da situação das famílias com relação às condições de acesso à internet, e que seja custeado junto às operadores um plano especial de internet. O objetivo é que o plano permita somente acessar conteúdos educativos, a exemplo do que foi anunciado pelo governo do estado em parceria com a Assembleia Legislativa. “Mesmo considerando a excepcionalidade do momento, não podemos deixar nenhum aluno para trás, por isso a busca por soluções deve ser incansável”, pontuou Scherer.

Fonte:

Deixe seu comentário