Portal da Cidade Igrejinha

MULHERES NA POLÍTICA

Dia Internacional da Mulher reforça o debate sobre a participação na política

Nos legislativos municipais de todo o Brasil, vereadoras como Diana Spohr, de Igrejinha, ocupam apenas 16,8% das vagas.

Publicado em 06/03/2023 às 08:55

Diana Spohr é a primeira vereadora após quatro legislaturas sem a presença feminina em Igrejinha. (Foto: Divulgação)

As mulheres correspondem a 51,8% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), maioria que, no entanto, não se reflete nos cargos eletivos. Nas Câmaras de Vereadores, elas ocupam apenas 16,8% das vagas; nas Assembleias Legislativas 18% e, na Câmara Federal, 17,7% das cadeiras. Além disso, comandam somente 12,1% das prefeituras brasileiras, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, motiva uma importante reflexão: a necessidade de aumentar a participação feminina no cenário político nacional.

No Vale do Paranhana, porém, há casos que servem de inspiração: em Taquara, Sirlei Silveira (PSB) tornou-se, no pleito de 2020, a primeira prefeita eleita na história do município e, em Igrejinha, a vereadora Diana Natali Spohr, do mesmo partido, transpôs barreiras ao conquistar uma vaga no Legislativo Municipal – após quatro legislaturas sem a presença feminina na Casa. Professora desde os 19 anos, foi justamente o desejo de melhorar a educação a principal motivação de Diana para concorrer. A vitória veio já na primeira disputa, totalizando 508 votos. “Durante a campanha, presenciei algumas atitudes de machismo e preconceito, mas tive muito apoio de professores, pais e alunos da Escola Municipal Prefeito João Darcy Rhenheimer, bem como de grupos de mulheres que entendem a importância de serem representadas”, conta.

Muitas conquistas foram obtidas nas últimas décadas, mas avanços ainda são necessários no Estado e no Brasil. Nesse contexto, o que está faltando, então, para as mulheres marcarem maior presença nas funções públicas? “É necessário não apenas que elas passem a se envolver mais na política, mas também que os homens deem oportunidade para que mostrem a sua capacidade”, avalia Diana. Na sua ótica, esse incentivo deve começar ainda na escola. “As crianças precisam compreender que seguir carreira política também é uma opção no País, o que vai se refletir em uma geração de gestores mais qualificados e preparados. Levar os estudantes para conhecer a Câmara de Vereadores da sua cidade também ajuda a motivar que tenham um papel mais ativo como cidadãos”, acrescenta.

Além de priorizar as pautas de educação, a atuação de Diana tem sido marcada pela proposição de ações voltadas à valorização feminina na política, como a Semana de Representatividade da Mulher, projeto de sua autoria que foi aprovado e propõe a realização de eventos no município, especialmente em março. Ela entende que a sua eleição é um grande incentivo para que um maior número de mulheres se candidate e vença nas próximas eleições municipais. “Nossa democracia é recente e os avanços são lentos, mas estão ocorrendo e não podemos desistir. Meu sonho seria ocuparmos metade das vagas nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, representando, de fato, a sociedade”, conclui.

Fonte:

Deixe seu comentário