Portal da Cidade Igrejinha

ASSEMBLEIA

Dalciso Oliveira lança Frente Parlamentar de apoio ao setor coureiro-calçadista

O evento foi prestigiado por lideranças políticas e empresariais vindas dos Vales dos Sinos e Paranhana, grandes polos calçadistas do RS.

Publicado em 15/04/2019 às 02:30
Atualizado em

(Foto: Vanderlei Scherer)

Estancar a crise do setor coureiro-calçadista no Rio Grande do Sul e devolver a posição de destaque nacional.  Essa é uma das principais metas do mandato do deputado Dalciso Oliveira (PSB) na Assembleia Legislativa. Por isso, na manhã desta segunda-feira (15), o representante do Vale do Paranahna instalou a Frente Parlamentar que tem a finalidade de trabalhar incansavelmente na busca de soluções ou alternativas para elaborar ações que ataquem a redução de empregos, a migração de empresas e a desindustrialização de uma das mais importantes cadeias produtivas do estado.  Na mesma ocasião, o também deputado Issur Koch (PP), lançou outra frente em defesa do setor.

O evento foi prestigiado por lideranças políticas e empresariais vindas dos Vales dos Sinos e Paranhana, grandes polos calçadistas do RS. Empresário do ramo há quase 26 anos, Dalciso destacou que as crises se acumularam e continuaram numa crescente durante este período. “Sem nos darmos por conta, ao invés de trazer novos negócios, evoluir a cadeia produtiva e abrir novos mercados para que produzíssemos com um custo satisfatório para o mercado, fizemos o contrário. Exportamos nossas matrizes para outros estados e não tivemos a capacidade de compreender que quando as empresas saem, elas dificilmente retornam. Elas levam não somente os empregos diretos, mas toda a riqueza que geram em seus processos de produção”, explicou.

A crítica do parlamentar aponta a concorrência desigual que o setor enfrenta no país e que fica ainda mais desleal no Rio Grande do Sul, onde as alíquotas de ICMS estão acima daquelas que são praticadas em outros estados. “Enquanto os governos acharem que mantendo essas alíquotas resolverão a arrecadação do estado, nada vai mudar. O setor estará deixando de produzir, engavetando projetos gaúchos e contribuindo com a evasão das nossas empresas e o crescimento do setor em outros estados”, ponderou.

O pronunciamento do presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Joel Klippel, endossou a fala do deputado Dalciso ao garantir que, hoje, o “calcanhar de aquiles” da indústria do calçado é o ICMS - 10% superior ao praticado no restante do país. “As pequenas empresas são as que mais sofrem com a disparidade de alíquotas entre os estados”, considerou, lembrando que a expertise do setor está no RS. “O Rio Grande do Sul é o celeiro do calçado no Brasil. Nós ensinamos os chineses, os nordestinos e os catarinenses a fazerem calçados, e temos também os melhores equipamentos para produção”, lembrou.

O presidente da Associação Brasileira das Indústria de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, enalteceu a iniciativa destacando que o trabalho das frentes promoverá forte impacto nas esferas Federal e Estadual. Para ele, é possível avançar em muitas questões que possam promover uma maior competitividade da indústria, como por exemplo a remoção de entraves burocráticos que oneram sem gerar melhorias ao setor.

Representando a Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), o presidente Moacir Berger de Souza enfatizou a importância da união de forças para defender o segmento. “Toda a cadeia produtiva que se estende do Vale do Taquari, Vale do Paranhana e Vale dos Sinos que se dissemina por todo o estado necessita de um olhar atento por parte do Poder Executivo e, especialmente, do Poder Legislativo” afirmou ao lembrar que os curtumes gaúchos têm uma atividade centenária no estado e precisam ser valorizados. “Inicia hoje uma nova etapa na relação entre indústria e pode legislativo” comemorou.

O setor coureiro-calçadista também é pauta de Dalciso, que preside na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo a subcomissão que trata da política de incentivos fiscais do Estado.

Estiveram presentes no lançamento da frente o vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, o presidente estadual do PSB, Mário Bruck, o deputado estadual Fábio Branco (MDB), o diretor-presidente da Picadilly, Tiburcio Grings, o presidente do Centro das Indústrias de Curtume do Brasil, Fernando Bello, e representantes da ABRAMEQ, SICERGS, FIERGS e empresas calçadistas.

Fonte:

Deixe seu comentário