Portal da Cidade Igrejinha

ESTADO

Assembléia Legislativa terá duas frentes em defesa do setor calçadista

Propostas pelos deputados estaduais Dalciso Oliveira (PSB) e Issur Koch (PP), somarão esforços para estimular e atuar pelo desenvolvimento da atividade.

Publicado em 15/04/2019 às 22:25

(Foto: Divulgação)

A Frente Parlamentar que debaterá a redução dos empregos, a migração de empresas e a desindustrialização da atividade no RS, proposta pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB), e a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro Calçadista, de inciativa do deputado Issur Koch (PP), conforme seus autores, somarão esforços para estimular e atuar pelo desenvolvimento da atividade.

O deputado Dalciso Oliveira, também empresário do setor, explicou que a proposta da Frente é trazer à tona a situação atual da cadeia produtiva e incentivar as empresas coureiro-calçadistas para que não sejam engolidas pela crise, responsável pelo fechamento de inúmeras unidades produtivas nos últimos anos.

O evento contou com diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Joel Wilhelm, o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico Leandro Horlle e o empresário Tibúrcio Grings.

Em seu pronunciamento, o parlamentar avaliou que o setor já passou por crises profundas, porém, destacou, ultimamente o Rio Grande do Sul está perdendo para ele mesmo. “Em vez de evoluir a cadeia para uma produção com custo satisfatório para o mercado, exportamos nossas matrizes para outros estados”, explicou. Dalciso Oliveira também criticou as altas alíquotas de impostos praticados no Estado. Para ele, esta “covardia” está tornando a concorrência dentro do país insuportável. “Se assim continuar, teremos o fechamento de todas as empresas e nada de arrecadação”, alertou.

Dalciso Oliveira ressaltou, ainda, que a Frente Parlamentar, simultaneamente à Subcomissão da Comissão de Economia que vem analisando a política de incentivos fiscais do Estado, vai detalhar o diagnóstico e a realidade atual do setor, bem como da sua cadeia produtiva, chamando atenção da sociedade gaúcha para os riscos desta situação piorar, ou mesmo para o desmonte do setor, propondo ações preventivas para evitar seu agravamento.

Fonte:

Deixe seu comentário