Portal da Cidade Igrejinha

OPINIÃO

Ir ou não Ir? Eis a questão.

A nossa indecisão do que fazer perante a epidemia do coronavírus fica pior, porquê quem manda também não tem certeza do que deve ser feito.

Publicado em 18/04/2020 às 22:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Por mais terrível que pareça a pandemia causada pelo Coronavírus, é praticamente impossível que se equipare com todos os vírus que temos registrado ao longo da história.

Para todos nós, nunca foi novidade o fato da humanidade ter sofrido calamidades causadas por muitos vírus que dizimaram milhões de seres humanos em todos os séculos passados. Vamos a alguns números:

  • A peste negra entre os anos de 1347 e 1351, matou 200 milhões de pessoas;
  • A gripe espanhola no século passado, matou 50 milhões de pessoas;
  • A tuberculose de 1850 a 1950, portanto em cem anos, matou UM BILHÃO de pessoas no mundo;
  • A varíola também em quase cem anos, de 1890 a 1980, matou 300 milhões de pessoas no mundo;
  • O vírus do HIV, popularmente chamado de Aids, foi descoberto em 1981 e desde então já matou 21 milhões de pessoas ao redor mundo;
  • A recente gripe suína com seus primeiros casos no México em 2009, já matou 500 mil pessoas.

E poderemos listar aqui outras tantas epidemias com números gigantescos de mortes, tipo: Ebola, Tifo, Varíola, Cólera, e claro, não podemos deixar de citar as recentes; H1N1, H3N2, Influenza, dengue, zica, febre amarela, malária e tantas, tantas outras variações de gripe que atuam entre a população mundial nos dias de hoje. Dito isso, vamos ao COVID19.

Um vírus de 127 nanomilímetros, que equivale a bilhões de vezes menor que o tamanho de 1 milímetro e que para ser visto é necessário um microscópio atômico.

Esse vírus colocou o mundo e seus poderosos de joelhos perante ele!

Governos, exércitos, religiosos, a medicina e os cientistas! "Esse pequeno ser diminuto" mandou todos se curvarem, qualquer força, qualquer sistema, qualquer inteligência.

Bolsas caíram, empresa faliram, outras ainda irão falir, o sistema colapsou em muitos lugares, a ameaça é amedrontadora, temos medo do desconhecido.

Mas o que tem de tão diferente nesse Coronavírus? Porque ele assusta tanto? Desestabiliza? Amedronta ao ponto de perdermos um raciocínio lógico a respeito do que realmente é a doença?

Como você bem sabe, esse vírus tem uma baixa taxa de letalidade, fica entre 3 a 4%, em muitos casos ele é assintomático, muito leve, e claro, numa faixa etária especifica que são os mais velhos, ele tem maior letalidade.

Pois bem, eu aqui nos meus pensamentos e análises muito próprias minhas pensei o seguinte:

Foi a primeira vez que um vírus matou tão rápido um número expressivo de pessoas, com o advento da internet e a rapidez de comunicação que temos hoje em dia.

Todos os movimentos financeiros nas bolsas ao redor do mundo sofrem influência de notícias.

Dólar cai, dólar sobe, petróleo altera preço, valores de ações sobem ou descem, agências de classificação de riscos determinam a condição de um país, tudo se altera por influência de notícias no mundo político e social em que vivemos.

E no meio dessa loucura toda, estamos você e eu, meros mortais numa indecisão angustiante porque não sabemos se ficamos em casa ou se saímos para trabalhar.

Enquanto isso, algumas pessoas vestidas de um certo poder, mas que também não sabem de nada, ficam ditando leis a respeito das nossas vidas como se fossem reis.

Alguém precisa avisar a eles que não são.

Eliseu Soares | Empresário | Boston/MA - EUA

Sobre o Autor

Igrejinhense de coração e gaúcho erradicado nos EUA há 25 anos, atua no mercado financeiro internacional.

Eliseu Soares | Empresário | Boston/MA - EUA


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.

Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário