Portal da Cidade Igrejinha

ARTIGO

Inteligência emocional

Qual é a importância da inteligência emocional para as nossas vidas?

Publicado em 06/05/2020 às 08:45
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

Recentemente finalizei um curso sobre inteligência emocional o qual gostei muito e depois disso fiquei pensando que eu precisava divulgar este conteúdo de forma sintetizada para o maior número de pessoas possível, seria minha forma de colaborar ajudando outras pessoas neste momento tão difícil que estamos passando.

Mas afinal o que é inteligência emocional? Primeiro é preciso entender e diferenciar emoção de sentimento. Vamos lá, emoção é fisiológico, é uma manifestação corporal, como por exemplo: lágrimas, arrepio, ficar com o rosto vermelho, boca seca, tremer e por aí vai. Diferente de sentimento que acontece nosso cérebro, algo difícil de explicar, o amor é um exemplo. O que eu quero dizer com isso é que não temos controle sobre nossas emoções e sim dos nossos sentimentos. Agora sim vamos a definição de inteligência emocional: é a habilidade de um indivíduo em reconhecer suas próprias emoções e gerenciar suas respostas em sociedade ou seja é levar inteligência para as nossas emoções tornando o processo consciente e equilibrado.

O tema é bastante amplo e para quem se interessar há diversos livros e cursos para desenvolver essa importantíssima habilidade (inteligência emocional) assim como tantas outras habilidades como: adaptabilidade, colaboração, influencia, criatividade, resolução de problemas, inovação, fazer acontecer, produtividade, comunicação, negociação, vendas, etc...

A verdade que a vida é uma grande maratona e não uma corrida de 100 metros, não basta ser bom, você tem que durar, tornar-se mais forte e saber lidar com as adversidades que geram estresse no dia a dia, e através do autoconhecimento é possível identificar estes sentimentos e gerenciar nossos comportamentos alavancando nossas competências para ter mais sucesso na vida pessoal e também na vida profissional.

Temos visto em nossas redes sociais muito palco e pouquíssimos bastidores, a quantidade de informações e a obrigação de ser feliz nas redes pode ter o efeito contrário, gerando ansiedade, estamos mais conectados e ainda assim a caminhada está cada vez mais individual. Reflita sobre isso.

Segundo Alvin Toffler: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender.” É hora de se reinventar, aprender algo novo, compartilhar, ensinar o que você sabe para alguém, com certeza isso te fará bem e outras pessoas vão seguir o teu exemplo, lembre-se você é referência para alguém, um amigo, filho, mãe, pai, irmão...

E por fim, não espere TER para SER feliz a felicidade está na coisas mais simples, comece a SER e não a TER, não espere ter a casa, o carro dos seus sonhos para ser feliz, trace metas e objetivos na sua vida sim e desfrute do caminho ao lado das pessoas que você ama, seja empático se coloque verdadeiramente no lugar do outro, calce o sapato do colega e faça a experiência, essa é uma dinâmica muito utilizada ao trabalhar empatia no ambiente de trabalho, Carl Buehner tem uma frase que admiro muito ela diz assim, as pessoas esquecerão o que você disse, as pessoas esquecerão o que você fez. Mas elas nunca esquecerão como você as fez sentir.

E assim termino meu texto agradecendo por ler até o final e desejando que em breve possamos estar juntos para mais uma reflexão. Se você gostou deste conteúdo, você me encontra nas redes e no e-mail.

Um abraço e até a próxima leitura.

Maria Regina De Pellegrin | Gestora de RH e Especialista em Comportamento Humano | Taquara/RS

Sobre a Autora

Graduada em Recursos Humanos – Feevale, Especialista em Comportamento Humano nas Organizações – Faccat, Leader Coach - SLAC, Mestra em Desenvolvimento Regional - Faccat. Atua como professora e também é Coordenadora de Recursos Humanos.

Maria Regina De Pellegrin | Gestora de RH e Especialista em Comportamento Humano | Taquara/RS

E-mail | Instagram | LinkedIn


Qual sua especialidade? 

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário