Portal da Cidade Igrejinha

ARTIGO

Experiência de vida: Uma aula gratuita de crescimento pessoal e autoconhecimento

Que o novo padrão respeite o eu verdadeiro.

Publicado em 27/03/2020 às 00:10
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

Nesse momento tão cheio de incertezas, inseguranças, medos o quão difícil está sendo para cada um de nós nos adaptarmos as mudanças que por hora, de imediato tivemos que fazer em nossas vidas, em nossas rotinas diárias?

Estamos vivenciando uma situação jamais imaginada, acredito por todos nós, é fato que nenhum de nós estávamos preparados para essa situação que nos abateu de um dia para outro sem que tivéssemos a chance de pensar, planejar e nem mesmo de nos prepararmos.

Vivemos dizendo e refletindo sobre as mudanças que devemos fazer nos mais diversos campos de nossa vida, mas de fato muitas vezes vamos “empurrando com a barriga” aquilo que não está bom e deixamos para amanhã a ação de dar o primeiro passo, justificando essa falta de atitude pela falta de tempo, pelo fato de termos outras prioridades entre tantas outras desculpas e mentiras que contamos pra nós mesmos.

Toda essa situação que hoje é nossa realidade, quer queiramos quer não de fato deve ter sim para cada um de nós um sentido, um propósito.

É bem provável que no íntimo de nossas mentes hoje nos façamos uma pergunta: O que eu devo aprender com isso e sim verdadeiramente temos sim muito aprender, cada um fazendo suas reflexões a avaliações de acordo com sua realidade de vida, porém talvez o grande cerne de toda essa questão seja o que parece um tanto clichê, mas tão importante para cada um de nós, a capacidade de nos conhecermos e de estarmos em contato e conexão direta com a gente mesmo, com o eu verdadeiro.

Sim é uma oportunidade para demonstrar solidariedade, empatia, amor ao próximo , mas será que é isso mesmo que está acontecendo? Na verdade, não, vemos pessoas em desespero, mais egoístas ainda e muitos preocupados com que pode faltar para si, pois o medo, a angústia o desespero cegam, é talvez uma lei de sobrevivência.

Verdadeiramente esse momento é uma grande oportunidade que temos para uma coisa só, adquirirmos a capacidade de lidar consigo mesmo, com o silêncio de nossa alma e coração. As pessoas reclamam que não conseguem ficar em suas casas, mas a grande verdade é que não conseguem olhar pra dentro, lidar com a angústia interna. O incômodo em si não é a casa física, mas o contato que estamos nos obrigando a fazer com o nosso eu mais profundo. O silêncio dói, mas estar só, a solidão é necessária. A Experiência é uma aula gratuita de crescimento pessoal.

Falamos muito hoje em autoconhecimento, se abrirmos a internet hoje temos à nossa disposição centenas de cursos, palestras, livros para trabalhar essa questão, porém não existe uma forma mais bonita e verdadeira de se conhecer do que parar e olhar pra si verdadeiramente, refletir, reconhecer o que há de mais bonito em nós, do que eu gosto? Do que eu tenho medo? O que me deixa feliz? O que me incomoda? Qual é minha essência?

A partir do momento em que tomamos conhecimento de quem somos e passamos a nos amar, inclusive amar nossos defeitos, nossas sombras, a vida com certeza fica mais fluida.

Vivemos em um mundo de aparências, fazemos com certeza muitas coisas das quais não gostamos para nos adequarmos ao outro ou a sociedade em que vivemos.

Que o novo padrão respeite o eu verdadeiro

Que aproveitemos esse momento de silêncio para fazer um passeio por nós mesmos, que comecemos a nos gostar, nos abraçar, nos enxergar. Se eu me amo eu amo o outro. Que a gente se tranque por um período pra se conhecer e se descobrir, para que quando voltarmos a viver em sociedade tenhamos ressignificado o nosso papel dentro desse contexto.

Passamos os nossos dias usando a ciência, a tecnologia inconscientemente para nos afastarmos de si. Hoje, estamos obrigatoriamente tendo que aprender a lidar com nossos sentimentos.

Que seja um tempo de descanso e descoberta de quem somos, de um refazimento para nos fortalecermos perante a vida e quando voltarmos, voltarmos mais fortes e nos respeitando mais naquilo que somos, aprendendo de fato a dar valor ao que merece valor verdadeiramente.

O passado ficou lá atrás, após essa situação teremos um novo padrão comportamental em todas as áreas, que esse novo padrão se embase e respeite mais a essência de cada um.

Só senso leal consigo mesmo, podemos ser o melhor que podemos ser com o outro e com o mundo.

Daniela Almeida | Coach de Desenvolvimento Pessoal e Treinamento Empresarial | São Francisco de Paula/RS

Sobre a Autora

Coach em Desenvolvimento Pessoal e Treinadora Empresarial de Líderes e Equipes de Alta Performace.

Daniela Almeida | Coach de Desenvolvimento Pessoal e Treinamento Empresarial | São Francisco de Paula/RS


Daniela Almeida

  • Possui formação em Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental Coaching Assessment e PNL pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching;
  • Coaching para Micro e Pequenas Empresas – Instituto Liana Gomes;
  • Graduanda em Gestão de Recursos Humanos (IERGS) e Relações Públicas – Unisinos;
  • Membro credenciado ao ICC Internacional Coaching Council (Conselho Internacional de Coaching);
  • Profissional em treinamento de equipes com mais de dez anos de experiência em educação profissional;
  • Co-criadora de Projetos Sociais de qualificação de jovens profissionais para o mercado de trabalho.

(54) 99611-9608

Facebook | Instagram | LinkedIn | WhatsApp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp: (51) 98477-0507.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário