Portal da Cidade Igrejinha

ACOMPANHAMENTO

Educação pós-pandemia terá aproximação entre escolas e famílias?

Na quarentena, os pais acompanham de perto os estudos dos filhos e encaram dificuldades do processo de aprendizagem.

Publicado em 03/05/2020 às 21:35
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

É consensual que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trará mudanças em diversos setores da sociedade, nas formas de condução de inúmeros procedimentos. E com a Educação não deve ser diferente, até porque essa tem sido uma das áreas mais afetadas pelo isolamento social. É difícil imaginar o espaço escolar sem salas de aula lotadas e aglomeração de alunos em diversos espaços.

Com relação às atividades remotas e à educação a distância, as disparidades sociais geram condições de acesso muito distintas entre os estudantes, como escrevi há alguns dias. Dentro das instituições de ensino, o cenário também é pouco promissor. Há defasagem nos laboratórios de informática, laboratórios de robótica são praticamente inexistentes e o sinal de internet ainda é precário para poder ser considerado um aliado nas aulas.

Por isso, acredito que as mudanças que colocarão a tecnologia mais presente no cotidiano da aprendizagem da educação básica, embora sejam inevitáveis, não serão automáticas e nem drásticas. Dependem de uma visão menos conservadora e de pesados investimentos públicos, não só na modernização dos espaços, mas também na formação continuada de professores.

Contudo, há um fator que tem papel preponderante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e que pode, com uma boa dose de sensibilidade, ser modificado pela situação pandêmica que ora vivemos. Estou falando da participação ativa dos pais e familiares na vida escolar dos filhos, acompanhando os conteúdos que estão sendo abordados em cada disciplina, as atividades desenvolvidas, colaborando com a realização de tarefas e aprendendo junto em diversas situações.

Ao acompanhar os estudos a distância dos filhos, muitos pais estão constatando as dificuldades que envolvem a aprendizagem, e até valorizando mais o trabalho desenvolvido pelos professores. Conforme a situação de normalidade for sendo reestabelecida, é fundamental que essa parceria seja mantida e os laços entre família e escola sejam estreitados. Uma nova realidade educacional depende da união de todos os envolvidos, que devem caminhar juntos e mantendo diálogo constante.

Luís Felipe Loro | Professor de Língua Portuguesa e Literatura | Igrejinha/RS

Sobre o Autor

Professor de Língua Portuguesa, com Graduação em Letras pela Universidade Feevale, e pós-graduação em Formação de Leitores pela Faculdade Internacional Signorelli. É especialista em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco e diretor do Instituto Desenvolver.

Luís Felipe Loro | Professor de Língua Portuguesa e Literatura | Igrejinha/RS


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Entre em contato conosco: linktr.ee/portaligrejinha.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário