Portal da Cidade Igrejinha

ARTIGO

Coaching como ferramenta de mudança e transformação

Quando devo procurar um Coach?

Publicado em 19/03/2020 às 08:30
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

O que é coaching?

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado. (IBC)

Coaching é um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o Coach (profissional) e o coachee (cliente), onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades. (José Roberto Marques – Fundador do Instituto Brasileiro de Coaching).

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual seria a diferença entre um processo de coaching realizado com um Coach e a Terapia Psicológica realizada por um Psicólogo. Pois bem podemos dizer que a terapia psicológica consiste em um processo muito mais complexo e que exige uma maior disponibilidade de tempo e pode ser considerada um tratamento, relacionando-se assim à área da saúde mental, devendo ser tratada com muita seriedade. O processo de coaching não têm o objetivo de curar e trabalhar questões de trato psicológico do seu cliente.

O coaching tem a finalidade de ajudar o cliente num processo de planejamento, engajamento e autoconhecimento, proporcionando assim uma transformação de atitudes e crenças para alcançar todo e qualquer objetivo, seja ele de cunho pessoal, profissional e outros.

Não é raro profissionais de ambas as atividades se indicarem entre si quando observam que o cliente tem a ganhar com um processo ou outro.

Em síntese, a principal diferença entre as práticas é: O coaching tem como foco objetivos futuros de curto e médio prazo, é um empoderamento do ser. Já a terapia consiste na cura por meio da resolução de problemas do passado que afetam a vida do indivíduo no presente.

Quando devo procurar um Coach?

Em muitas situações de nossas vidas temos objetivos, metas e sonhos a alcançar, porém nem sempre conseguimos chegar lá sozinhos. Isso se deve ao fato de que todo indivíduo carrega consigo crenças e valores que muitas vezes causam um certo bloqueio de suas ações, muitas vezes pelo fato de não se conhecer na essência, de não acreditar na sua capacidade, acaba não conseguindo organizar a caminhada para alcançar o estado que deseja.

O coaching se utiliza de várias técnicas e ferramentas que ao longo do processo vão transformando e dando um maior poder de ação ao coachee, na medida que vai quebrando barreiras e também pelo fato de ter esse processo acompanhado e de certa forma cobrado por seu coach, ocorre um maior comprometimento com as ações combinadas.

Um processo de coaching é considerado eficaz quando ao final das sessões o coachee considera que alcançou o objetivo esperado, ou seja, cumpriu sua meta.

De forma geral o Coach se especializa em um tipo de cliente com o qual ele deseja trabalhar e com um público com o qual tenha maior afinidade. Temos disponível no mercado diversos profissionais que atuam em áreas distintas. Podemos citar como exemplo: coach executivo, coach para líderes, coach de emagrecimento, coach financeiro, life coach, coach para jovens e adolescentes e coaching vocacional, dentre tantos outros.

O fato de um coach optar por um tipo específico de cliente faz com que esse profissional tenha mais conhecimento, experiências e know how na área, colaborando e muito para uma maior excelência qualidade de seu trabalho.

Um processo de coaching tem a capacidade de transformar uma pessoa, desde sua comunicação como um todo, suas relações de forma geral, sua forma de olhar de forma mais acolhedora para si e para o mundo, ganha uma maior clareza ao definir seus objetivos de vida e maior foco na realização desses objetivos. Mais do que tudo o coaching auxilia no autoconhecimento e reconhecimentos de habilidades que por muitas vezes o indivíduo sozinho não visualiza e principalmente mais do que se conhecer proporciona ao indivíduo reconhecer-se como um ser único e ímpar.

Daniela Almeida | Coach de Desenvolvimento Pessoal e Treinamento Empresarial | São Francisco de Paula/RS

Sobre a Autora

Coach em Desenvolvimento Pessoal e Treinadora Empresarial de Líderes e Equipes de Alta Performace.

Daniela Almeida | Coach de Desenvolvimento Pessoal e Treinamento Empresarial | São Francisco de Paula/RS

Daniela Almeida

  • Possui formação em Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental Coaching Assessment e PNL pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching;
  • Coaching para Micro e Pequenas Empresas – Instituto Liana Gomes;
  • Graduanda em Gestão de Recursos Humanos (IERGS) e Relações Públicas – Unisinos;
  • Membro credenciado ao ICC Internacional Coaching Council (Conselho Internacional de Coaching);
  • Profissional em treinamento de equipes com mais de dez anos de experiência em educação profissional;
  • Co-criadora de Projetos Sociais de qualificação de jovens profissionais para o mercado de trabalho.
(54) 99611-9608

Facebook | Instagram | LinkedIn | WhatsApp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue ou fale conosco pelo WhatsApp: (51) 98477-0507.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.

Fonte:

Deixe seu comentário