Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE

Balão intragástrico favorece o emagrecimento sem cirurgia

Tratamento temporário dispensa internação e pode resultar na perda média de 15% do peso.

Publicado em 13/09/2019 às 07:40

(Foto: Divulgação)

A vida moderna trouxe facilidades para a rotina, mas também acarretou uma série de hábitos cada vez menos saudáveis. Da alimentação baseada em comidas industrializadas até o sedentarismo induzido pelo dia a dia turbulento e tecnológico, forma-se a equação que multiplica o número de pessoas que vivem em guerra com a balança. Atenta à saúde, a medicina se reinventa em recursos para quem precisa vencer o excesso de peso. Uma das soluções é o balão intragástrico, que dispensa a internação hospitalar e auxilia na perda média de 15% do peso do paciente em um semestre.

Referência no procedimento e especialista em Cirurgia Geral, Dr. Fábio Strauss explica que a técnica consiste na colocação temporária de um balão de silicone no interior do estômago. “A presença do balão reduz o espaço destinado à comida e induz o estômago a enviar estímulos para o cérebro, gerando a sensação de saciedade e levando a pessoa a comer menos”, detalha. Segundo ele, a indicação é para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 27 ou que apresentem doenças agravadas pelo sobrepeso.

Vantagens e cuidados

Outra vantagem é que por não ser um método invasivo, o procedimento é realizado com sedação muito semelhante a um exame de endoscopia, sem internação em hospital e com mínimos riscos. Segundo Dr. Strauss, o balão é introduzido vazio pela boca do paciente e, já dentro do estômago, é preenchido com soro fisiológico e corante azul. “A tonalidade é acrescentada para servir de alerta ao paciente caso o balão se rompa acidentalmente”, alerta ele. A colocação leva cerca de 30 minutos e deve ser seguida por um repouso de duas a três horas. Em seis meses, o balão é retirado através da endoscopia com sedação.

Mas como todo procedimento, o balão intragástrico requer cuidados e novos hábitos. Nos primeiros dias de adaptação do corpo, por exemplo, pode provocar náuseas e vômitos. Deve-se ingerir pequenos goles e porções e evitar o consumo de frituras, molhos e temperos fortes, comidas ácidas e cafeinados. Além disso, a alimentação balanceada e a prática de exercícios são fundamentais para que o emagrecimento seja bem-sucedido. “Os hábitos de vida do paciente são fatores cruciais neste processo. É necessário encarar o balão como um eficiente aliado e não como uma saída fácil e singular. A caminhada do emagrecimento é sempre plural”, pondera Dr. Strauss.

Fabio Strauss | Cirurgião Geral | Taquara/RS

Sobre o Autor

Dr. Fabio Strauss, médico, cirurgião geral especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, pós-graduado em urgência e trauma, Professor de pós-graduação de urgência e emergência, instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) reconhecido pela American Heart Association.

Fabio Strauss | Cirurgião Geral | Taquara/RS

Fonte:

Deixe seu comentário