Portal da Cidade Igrejinha

SAÚDE E BELEZA

A estética debatida em Orlando

A busca pela evolução faz parte dos objetivos pessoais do Dr. Nelsoni de Almeida, o que lhe motiva a estar sempre atento aos possíveis avanços na sua área.

Publicado em 14/06/2019 às 21:00
Atualizado em

Dr. Nelsoni de Almeida (Foto: Divulgação)

Estamos sempre em busca de evolução. Isso é especialmente verdadeiro na área da saúde e estética e sempre fez parte dos meus objetivos pessoais. Nesse sentido, participar do último Advances in Rhinoplasty, tradicional curso americano focado em rinoplastia e sediado neste ano em Orlando, cumpriu seus objetivos.

Muito se discutiu sobre as expectativas e necessidades de quem busca na rinoplastia uma forma de realização pessoal. O advento das selfies trouxe uma preocupação maior com a beleza do rosto e com o “sair bem na foto”. No entanto, a satisfação com a rinoplastia só será alcançada com o correto alinhamento entre a expectativa de resultado e o que temos como possível para cada tipo de pele e anatomia nasal, o que só pode ser alcançado com uma avaliação presencial. Isso, somado aos longos meses que o nariz demora para adquirir a forma final, trabalha justamente contra a tendência imediatista e online para qual a sociedade moderna caminha. Felizmente, já estamos nos adaptando no sentido de melhorar a forma com que os médicos se comunicam e o equilíbrio está sendo alcançado. 

Outro ponto importante é a consolidação da rinoplastia estruturada, que visa preparar o nariz para os efeitos da cicatrização pós-operatória e resistir aos efeitos impostos pelo tempo. Esse conjunto de técnicas consiste em utilizar maneiras cada vez menos destrutivas e reconstruir a estrutura do nariz utilizando cartilagens do próprio paciente. O lado negativo é o aumento do tempo cirúrgico e da precisão necessária para chegar ao resultado estético desejado. Algumas técnicas específicas e medicações como derivados da vitamina A também foram trazidos a debate para melhorar os resultados em pacientes com pele grossa e oleosa. 

É reconfortante encontrar consenso em áreas específicas da Medicina, esta que já foi citada como a ciência das verdades transitórias. Ficaremos sempre alertas para os avanços que certamente virão.

Dr. Nelsoni de Almeida | Novo Hamburgo/RS

Sobre o Autor

Dr. Nelsoni de Almeida é médico otorrinolaringologista e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face.

Dr. Nelsoni de Almeida | Novo Hamburgo/RS

Fonte:

Deixe seu comentário