Portal da Cidade Igrejinha

EDUCAÇÃO

A Educação deve promover a autoconfiança

Dar voz aos estudantes significa fazê-los acreditar no próprio potencial.

Publicado em 21/02/2019 às 08:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Começamos mais um ano letivo. São tempos desafiadores para os educadores de todos os níveis, pois um mundo em constante (e rápida!) transformação não nos oferece nenhuma certeza sobre quais serão exatamente as exigências da sociedade nas próximas décadas. Nesse sentido, o olhar deve estar sempre voltado para o futuro: é preciso se reinventar sempre, já que fórmulas que deram certo no passado podem se tornar defasadas e ineficazes no presente.

No entanto, há uma gama de valores e princípios que precisa, mais do que nunca, ser reforçada e que transcende os conteúdos formais das disciplinas. Respeito, comprometimento, valorização ao ser humano e capacidade de lidar com as frustrações são alguns exemplos de habilidades comportamentais que são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Quero destacar dois desses elementos. Primeiro, lidar com as frustrações significa perceber que o mundo muitas vezes é injusto, que nem sempre as coisas ocorrem da forma com que gostaríamos ou no tempo em que consideramos ideal, e que muitos percalços que não havíamos previsto sempre aparecerão em qualquer percurso. Mas é compreender, sobretudo, que esse processo é comum a todos e que transformar dificuldades em aprendizado é essencial para evoluirmos.

Outro valor importante, que comumente não é valorizado como deveria, é a importância de promover a autoconfiança dos alunos. Ninguém pode alcançar um objetivo, por mais simplório que ele pareça, se não acreditar que é capaz de conseguir. Dar voz aos estudantes, permitir que eles se expressem, significa também fazê-los acreditar no próprio potencial.

Para um jovem na antessala da vida adulta, o futuro representa infinitas possibilidades. Fazer escolhas e lidar com suas consequências depende de inúmeros fatores, muitos deles subjetivos. Mas certamente a autoconfiança está entre as variáveis responsáveis por fazer com que essas possibilidades possam se tornar realidade.

Luís Felipe Loro | Igrejinha/RS

Sobre o Autor

Professor de Língua Portuguesa, com Graduação em Letras pela Universidade Feevale, e especialização em Formação de Leitores pela Faculdade Dom Bosco.

Luís Felipe Loro | Igrejinha/RS


Fonte:

Deixe seu comentário