Portal da Cidade Igrejinha

ENSINO SUPERIOR

Vencedores do Programa Talentos Inovadores terão bolsas para estudar na Feevale

Estudantes participaram de encontro com diretora de Inovação, diretor do ICCT e coordenador do Feevale Techpark na última quinta-feira, 19.

Publicado em 22/12/2019 às 07:55
Atualizado em

(Foto: Fernanda Carvalho / Universidade Feevale)

(Foto: Fernanda Carvalho / Universidade Feevale)

(Foto: Fernanda Carvalho / Universidade Feevale)

(Foto: Fernanda Carvalho / Universidade Feevale)

Os seis estudantes de escolas técnicas da região que foram contemplados com bolsas de graduação na Universidade Feevale, por meio do Programa Talentos Inovadores, participaram de um encontro no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo, nesta quinta-feira, 19. O evento contou com a presença, além dos estudantes e de seus orientadores, da diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, do diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Mossmann, e do coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi dos Santos.

Por meio do Programa Talentos Inovadores, a Universidade Feevale capta talentos nas feiras científicas da região e concede uma bolsa de estudos integral em um curso de Ensino Superior (exceto Medicina e outros relacionados à área médica, odontológica e veterinária), para cada aluno vencedor. Já o orientador tem direito a uma bolsa de 50% em um dos cursos de especialização da Feevale. Além disso, o projeto contemplado poderá contar com seis meses de incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale, visando ao seu desenvolvimento durante a graduação na Universidade.

Conforme a diretora de Inovação, Daiana de Leonço Monzon, a Feevale crê que o desenvolvimento da região passa pelo incentivo aos alunos que se destacam nas feiras científicas. “Acreditamos muito no potencial das escolas técnicas da região, que preparam os jovens que vão estar na Universidade, e acreditamos muito nesses alunos”, afirmou.

Na opinião do diretor do ICCT, João Mossmann, muitos alunos que vêm do ensino técnico conseguem dar uma outra dinâmica à sala de aula, dinâmica que estamos buscando, por exemplo, por meio do Feevale Way. “Para nós, é muito importante essa experiência de vocês, de já terem participado de feiras, de já terem desenvolvido projetos”, disse.

O coordenador do Feevale Techpark, Gustavo Piardi dos Santos, lembrou que todos os projetos dos alunos têm possibilidade de incubação na Incubadora Tecnológica da Feevale. “Fiquem bem à vontade se quiserem pensar em seus projetos como um negócio”, completou.

Conheça os alunos premiados neste ano:

12ª Etep Mostra

Arthur Haupenthal Neto, Júlia Rodrigues Siqueira e Paola Giovana Silvestre Marchi, com orientação da professora Cristiane Paloschi Legramanti, da Escola Técnica Estadual Portão (Etep) – O projeto trata da implementação de Beacons nas grandes empresas varejistas. “É muito gratificante receber essa bolsa e conseguir aprofundar essa tecnologia na Feevale e no Feevale Techpark e acrescentar mais inovações ao mercado”, declarou Paola. Já Cristiane acredita que a bolsa recebida, como orientadora do projeto, é um reconhecimento do trabalho dos professores de escola pública, que enfrentam tantas dificuldades.

34ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec)

Thomás Speggiorin Linck, com orientação do professor Marco César Sauer, da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha – O projeto Análise computacional de biomarcadores do mal de Alzheimer possui o objetivo de auxiliar a detectar a doença, com precisão no diagnóstico. “Desenvolver o projeto foi muito desafiador, mas bem gratificante, pois foi recompensado com essa bolsa, que vai me proporcionar levar o trabalho adiante”, disse Thomás.

11ª Feira de Inovação Tecnológica (Feintec)

Guilherme Júnior Machado e Ramiro da Silva Souza, com orientação do professor Tiago Ulrich Beneditto, da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol) – Os alunos desenvolveram um aplicativo que auxilia na educação de crianças autistas. “Todo o nosso esforço teve uma recompensa. Estar na Feevale, hoje, recebendo essa premiação é muito gratificante”, comemorou Ramiro.

Fonte:

Deixe seu comentário