Portal da Cidade Igrejinha

MULHER EMPREENDEDORA

Sicredi Caminho das Águas lança curso para qualificar mulheres empreendedoras

Online e gratuita, a iniciativa busca aprimorar as habilidades das participantes e auxiliá-las em seus negócios.

Publicado em 17/03/2023 às 14:20

(Foto: Divulgação / Sicredi Caminho das Águas)

No mês da mulher, o Sicredi lançou o Curso Mulher Empreendedora, online e totalmente gratuito na plataforma Sicredi na Comunidade. A qualificação é indicada para mulheres associadas e não-associadas à instituição financeira cooperativa que buscam aprimorar as habilidades e competências relativas ao tema e auxilia na criação e expansão de seus negócios. Para participar do curso, basta acessar sicredi.com.br/nacomunidade.

Com atuação em 33 municípios do Vale do Paranhana, Litoral e Vale do Sinos, a Sicredi Caminho das Águas conta com mais de 27 mil associadas, o que representa aproximadamente 35% do total de cooperados. A empresária Claudia Silvanna Timenn Korpalski, 49, conta que a ampliação do espaço físico da Escola de Educação Infantil Brincar e Ser Feliz, que administra há 12 anos em Rolante, só foi possível graças à parceria com a cooperativa, por meio de um empréstimo imobiliário. “Passamos por um período muito complicado economicamente que foi a pandemia. Em dois anos, ficamos nove meses sem poder trabalhar, sem faturar, com os funcionários para pagar e todas as contas para manter a empresa aberta. Depois disso, qualquer obstáculo é brincadeira. É preciso muito planejamento e dedicação”, conta a pedagoga, ao falar dos principais desafios da mulher empreendedora. Os planos da administradora para o futuro da empresa incluem quitar o financiamento e fazer uma reserva financeira. Cláudia é associada PF da Sicredi Caminho das Águas desde 1986.

Incentivo ao empreendedorismo feminino

A fim de ajudar a desenvolver o empreendedorismo feminino, o Sicredi, com mais de 6,5 milhões de associados e atuação em todas as regiões do Brasil, tem realizado captações no mercado nacional e internacional para fomentar o crédito. A carteira de crédito para empresas lideradas por mulheres (mais de 50% do capital social) fechou 2022 em R$ 7,7 bilhões em mais de 228 mil operações.

“O acesso a crédito com taxas justas é essencial para o desenvolvimento de todos os negócios, principalmente os pequenos, que são nosso foco principal. Temos tido uma atenção especial em direcionar recursos para o público feminino, pois sabemos dos desafios que as mulheres, muitas vezes, encontram para empreender”, comenta o diretor executivo de Crédito do Sicredi, Gustavo Freitas. “Acreditamos na força da diversidade e inclusão, e temos orgulho em ajudar milhares de mulheres em suas jornadas profissionais, o que beneficia toda uma cadeia a partir da geração de empregos e pagamento de fornecedores”, complementa.

Somente em 2022, a instituição realizou mais de 134 mil operações, concedendo R$ 4,6 bilhões em crédito para mulheres empreendedoras.

Sobre a Sicredi Caminho das Águas

Constituída em 1923, a Sicredi Caminho das Águas oferece um portfólio completo para liberar o potencial das pessoas e dos negócios. Com mais de 300 soluções financeiras, a cooperativa reúne mais de 77 mil associados em 33 municípios no Vale do Paranhana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul. Sua área de abrangência contempla os municípios de Araricá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Campo Bom, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Igrejinha, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Hartz, Osório, Palmares do Sul, Parobé, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Taquara, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Coroas, Três Forquilhas e Xangri-lá. Com sede em Rolante/RS, a Sicredi Caminho das Águas é integrante do Sistema Sicredi, composto por 108 cooperativas distribuídas pelo Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário