Portal da Cidade Igrejinha

ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Projeto de ensino médio profissionalizante é apresentado ao prefeito de Gramado

A proposta é trazer para Gramado o IFSul, que possui o projeto “Unidade de Educação Profissional”.

Publicado em 10/03/2023 às 16:25

Nestor Tissot, Ike Koetz, Simone Tomazelli, Celso Fioreze e Juliana Sehn. (Foto: Divulgação / Ascom / PMG)

Através de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Secretaria de Educação e a Escola do Legislativo - Ivo Bezzi, gerida pela Câmara Municipal de Vereadores de Gramado, foi apresentado na tarde de quinta-feira (09) ao prefeito Nestor Tissot o projeto de ensino médio técnico e profissionalizante em Gramado.

A proposta é trazer para Gramado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que possui o projeto “Unidade de Educação Profissional”, tendo como objetivo estimular o aprendizado, a tecnologia e a profissionalização dos jovens do município. Essa ideia surgiu a partir de um levantamento de dados feito pela diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, que apontou que muitos jovens de Gramado deixam o ensino médio para entrar no mercado de trabalho.

O Instituto visa trazer para Gramado um ensino médio voltado às vocações econômicas da cidade como turismo, agroindústria, tecnologia, economia criativa e prestação de serviços, estimulando os estudantes a se qualificarem para entrar no mercado de trabalho de forma mais preparada. Sendo assim, o Instituto será gerido pelo Governo Federal. Caberá a ele fazer a contratação de professores, a manutenção e construção do prédio e demais fatores que envolvem uma rotina escolar. Como contrapartida, o município de Gramado disponibilizará à União um terreno para a instalação do Instituto.

“Precisamos olhar para o futuro e para as novas gerações, pois este será o nosso amanhã. A vinda do Instituto é a realização de um sonho. A ideia de ver nossos estudantes se capacitando e se profissionalizando me alegra muito. Este é um ‘case’ que eu defendo aqui na Inovação, pois formar mão de obra capacitada é preparar esses jovens para os desafios do mercado de trabalho. Este é um propósito do governo Nestor e Luia e é uma honra poder fazer parte disso.” disse o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz.

O novo projeto será apresentado a outros secretários, vereadores e entidades do município, no próximo dia 22 março, no plenário Julio Floriano Petersen, na sede do Poder Legislativo gramadense. Na reunião, além do prefeito Nestor Tissot, do secretário de Inovação, Ike Koetz e da diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, estavam presentes na reunião a secretária de Educação, Simone Tomazelli e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Gramado, Celso Fioreze.

Fonte:

Deixe seu comentário